Acorda Cidade
Vale realmente tudo para chegar ao visual desejado? Essa pergunta torna-se cada dia mais comum com o aumento do uso de anabolizantes e de dietas radicais que prometem a perda de muito peso em pouco tempo. Agora especialistas fazem mais um alerta: os shampoos à base de Monovin A – vitamina para uso veterinário, indicados para fazer o cabelo crescer mais rápido, são um risco à saúde.
Conhecida como shampoo bomba, a mistura de Monovim A, com Bepantol solução e shampoo está sendo bastante usada e divulgada na internet por blogs. Quem indica a receita promete fios mais longos, fortes e bem hidratados. Aprovada para uso exclusivamente veterinário de animais de médio e grande porte, a vitamina é destinada para embelezar a crina do cavalo e não tem registro para uso humano na Anvisa (Agencia Nacional de Vigilância sanitária).
Em entrevista ao site Ela, do portal O Globo, a dermatologista Heloisa Hofmeister explicou que a aplicação pode gerar intoxicação por vitamina A: "Nessa hipervitaminose, podemos ter má-formação fetal, queda de cabelos, ressecamento de pele, fissuras labiais, dores ósseas e articulares, toxicidade hepática e parada do crescimento em crianças e adolescentes".
Além disso, nada comprova que o shampoo realmente faça o cabelo crescer mais rápido. "A vitamina A pode deixar os fios mais saudáveis, mais fáceis de pentear, diminuindo a queda por tracionar menos, mas não tem ação em estimular o crescimento dos pelos", revelou Silvia de Mello, dermatologista do Núcleo de Saúde e Beleza da Clínica Ivo Pitanguy, também em entrevista ao Ela. As informações são do iBahia.