Gabriel Gonçalves
Durante coletiva de imprensa, o ministro informou que irá retornar no Extremo Sul da Bahia, nas cidades afetas pelas fortes chuvas.
"Realmente é uma situação de calamidade, muitas pessoas desabrigadas, tivemos óbitos, ainda existe o risco de vida e precisamos dar abrigamento a estas pessoas e tomar todas as providências. Foi muito importante a ida do presidente Jair Bolsonaro que disponibilizou toda estrutura do Governo Federal ao exemplo dos aviões da FAB com mantimentos, caminhões do Exército, toda equipe engajada nesta missão, então é um esforço coletivo onde todos os gestores municipais estão atuando, assim como os voluntários que se uniram para socorrer todas as pessoas. São 51 municípios que estão recebendo recursos do Governo Federal e não perguntou a nenhum deles, qual era o partido político, enquanto isso, estamos vendo aí o governador Rui Costa procurando desculpas, sendo que é a população que está sofrendo e pede socorro. O Governo Federal está fazendo a sua parte e portanto, estarei de volta neste final de semana em diversos municípios da Bahia, fazendo esta operação que está sendo coordenada pelo Exército, pela Marinha, Aeronáutica, Defesa Civil, Assistência Social, enfim, muitas ações para dar todo o suporte e minimizar o sofrimento do nosso povo, fazendo com que os municípios possam recomeçar a ter a condição de um desenvolvimento", destacou.
Questionado sobre o posicionamento do governador Rui Costa, o ministro João Roma explicou que o gestor estadual informou que não tinha sido contactado pelo Governo Federal.
"Ao invés do governador Rui Costa trabalhar para cooperar e diminuir o sofrimento das pessoas no extremo Sul da Bahia, ele ficou buscando desculpas dizendo que não tinha sido contactado, quando desde o dia 28 de novembro, o Governo Federal já estava aqui no estado da Bahia fazendo todas as obrigações, ajudando a população necessitada. O próprio presidente Jair Bolsonaro veio e nem sequer o governador estava lá para recebê-lo, nem dizer muito obrigado por tudo que está sendo feito pelo estado da Bahia", afirmou.
Auxílio Brasil
Ainda segundo o ministro da Cidadania, a fila de pagamento do novo programa do Governo Federal, será zerada ainda neste mês.
"Ainda neste mês de dezembro, nós estaremos zerando a fila do Auxílio Brasil, novo programa permanente de transferência do Governo Federal. O Auxílio Brasil já começou a ser pago na última sexta-feira, dia 10 no valor mínimo de R$ 400 e este calendário vai até o próximo dia 23 de dezembro, onde estaremos integrando mais de dois milhões de famílias no novo cadastro. Iremos sair de 14 milhões de beneficiários para mais de 17 milhões de beneficiários", concluiu.
Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
Leia também: