Saúde Animal

Chocolate na Páscoa e os perigos para pets 

Diferentemente dos humanos, os pets, cães e gatos, podem sofrer graves intoxicações ao ingerirem chocolate. 

pets
Foto: Divulgação

Os petiscos para cachorro e gato são opções seguras para quem deseja incluir os animais na celebração da Páscoa. Durante essa festividade, é comum presentear familiares e amigos com ovos de Páscoa, e os pets muitas vezes acabam incluídos nessas demonstrações de carinho.

Entretanto, o chocolate é extremamente tóxico para os animais, trazendo riscos à saúde. Em oposição ao que muitos pensam, não está só relacionado à alta concentração de açúcar, mas, sim, por esses animais não metabolizarem corretamente substâncias presentes no alimento, como a teobromina e a cafeína. 

Diferentemente dos humanos, cães e gatos podem sofrer graves intoxicações ao ingerirem chocolate. Além desses riscos e de causar problemas ao cérebro e ao coração, o pâncreas também pode ser afetado, devido ao alto teor de gordura do alimento. Ademais, há também o risco de intoxicação e obesidade, sem contar os problemas nos dentes e até diabetes.

Os sintomas variam conforme o porte do animal e a quantidade ingerida, e podem surgir de 4 a 6 horas após o consumo do alimento. Existem casos de pets que consomem o chocolate e não apresentam reação, mas, em situações graves, o animal pode até vir a óbito.

Os sintomas mais comuns podem incluir:

  • Vômito e diarreia;
  • Tremores e contrações musculares;
  • Hiperatividade;
  • Taquicardia;
  • Convulsões;
  • Aumento da frequência respiratória;
  • Temperatura corporal baixa.

O chocolate amargo é ainda mais perigoso, pois contém maior concentração de cacau e, por consequência, mais teobromina. Essa substância é encontrada também no café e no açaí, por exemplo. Dessa forma, manter doces longe do alcance dos pets é essencial para garantir sua segurança.

Por sua vez, o chocolate branco, mesmo contendo quantidades menores de cacau, também não deve ser consumido pelos bichinhos, pois é o que possui as maiores quantidades de gordura.

Então, é indicado levar o animal ao médico veterinário mesmo que não haja sintomas aparentes. Isso porque, mesmo se for uma ingestão acidental desses doces, pode ser necessário fazer exames e, em alguns casos, até uma lavagem intestinal.

Para evitar riscos, existem diversas opções de petiscos para animais que podem substituir o chocolate. Além disso, dar essas guloseimas para cachorro tem diversos benefícios. Eles podem servir como recompensa durante o treinamento, uma forma de demonstrar carinho e até mesmo uma maneira de diversificar a alimentação do animal.

Ainda, certos aperitivos auxiliam na estimulação mental e favorecem a saúde bucal do companheiro peludo. Também podem ser uma ótima opção para reduzir o tédio e manter o pet entretido.

Alternativas seguras para cães e gatos na Páscoa

Frutas como banana, maçã e morango são alternativas naturais, desde que sejam oferecidas sem sementes ou caroços. Além disso, carnes magras cozidas ou desidratadas, como frango e carne bovina, também são opções ricas em proteínas.

Ademais, biscoitos caseiros preparados com ingredientes como aveia e cenoura são uma excelente escolha para quem deseja oferecer algo especial aos pets. Outra opção são brinquedos interativos recheáveis, que estimulam a mente dos animais e proporcionam momentos de diversão. 

Existem chocolates específicos para cachorros, produzidos com ingredientes seguros para o consumo animal e que ainda possuem sabor e aroma semelhantes. Eles estão disponíveis em diversas formas, como ossinhos, bombons, barras e até ovos de Páscoa. Esses produtos podem ser encontrados em pet shops e lojas especializadas.

Em relação aos ovos de Páscoa para pets, eles são desenvolvidos exclusivamente para o consumo animal, sem cacau ou açúcar, garantindo um agrado seguro para os bichinhos. Alguns deles são feitos usando farinha de carne, mas também existem opções no mercado com alfarroba, um fruto que pode substituir o cacau e que é seguro para os animais.

Nos pet shops e nas grandes lojas, tanto físicas quanto online, os sabores mais tradicionais são carne e churrasco. Outra opção é o sabor salmão, desenvolvido especialmente para os felinos, que têm se tornado cada vez mais presentes nos lares brasileiros.

Outras maneiras de presentear os amigos caninos e felinos com segurança são com brinquedos que remetem à data. Ovos e coelhinhos de pelúcia ou materiais emborrachados podem ser uma solução para que possam brincar e entrar no clima das festividades.

Brincadeiras também podem ser uma saída tranquila para agradar seu companheiro de quatro patas. Uma caça aos ovos, com petiscos dentro de bolinhas em cestos ou escondidos no quintal, pode servir para distrair e divertir o seu pet.

Logo, escolher uma forma de presentear, como um petisco para cachorro adequado, é a melhor opção de celebrar a Páscoa sem comprometer a saúde do seu amigo de quatro patas. Dessa maneira, é possível proporcionar momentos especiais com segurança.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canal no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários