Ao receber a Comenda Maria Quitéria, em Sessão Solene, realizada na noite de ontem (15), Mary Diva Portugal Makhoul disse ser grata por receber a honraria que leva o nome da heroína da Independência da Bahia. “É uma mulher que muito me inspira. Combatente, aguerrida, que passou a ser a primeira mulher a integrar o Exército Brasileiro. Um orgulho da nossa cidade e do nosso Estado”, frisou.
Quanto ao reconhecimento prestado pelo Poder Legislativo, ela fez questão de creditar também ao trabalho coletivo, que envolve além da “compreensão da família o serviço mais simples” e o de maior complexidade, desempenhado por integrantes da equipe da Apae.
“Eu sei que tem muitas mulheres que me acompanham na minha trajetória, mulheres assim como eu, guerreiras, que levam realmente a missão com determinação. Eu quero fazer aqui uma menção especial aos meus colegas da Apae. Porque ali não é só um local de trabalho, é um lugar de aprendizado e de partilha”, pontuou.
Natural de Feira de Santana, Mary Portugal, milita há 36 anos na defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Atuou como fisioterapeuta por 30 anos e atualmente exerce o cargo de diretora Geral da APAE do município. Na Federação das Apae’s é a coordenadora Estadual de Prevenção e Saúde.
Sua trajetória e espírito acolhedor, foi uma das razões que motivou o vereador Emerson Minho (DC) a indicar o nome da feirense para receber a Comenda Maria Quitéria.
“Ela representa muito bem a decência de um trabalho repleto de amor, carinho, dedicação e respeito. Não podemos esquecer que é por meio da inclusão que crianças, adolescentes e idosos conseguem de fato ter sua cidadania respeitada e garantida. E nós precisamos dar subsídio para que esse trabalho continue cada vez melhor”, declarou ele.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram