Um encontro de deputados federais do PDT na noite de segunda-feira (8) selou a mudança de postura da bancada do partido em relação à PEC dos Precatórios. Ficou decidido que a maioria dos parlamentares da legenda que votaram a favor da medida vão trocar o voto.
Em contato com o Bahia Notícias, o presidente do partido na Bahia, Félix Mendonça Jr., disse que uma reunião nesta terça (9) vai oficializar a posição dos deputados contra a proposta. Ainda assim, alguns deles devem manter o voto favorável, como o baiano Alex Santana, que costuma votar a favor do governo.
Por conta da posição do pedetistas no primeiro turno da votação, o presidenciável Ciro Gomes chegou a colocar a sua candidatura ao Palácio do Planalto nas eleições de 2022 em suspensão.
A PEC dos Precatórios é a principal aposta do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para viabilizar o pagamento de R$ 400 aos beneficiários do Auxílio Brasil, programa social que substituiu o Bolsa Família.
Na semana passada, o texto base da proposta foi aprovado com 312 votos, apenas quatro a mais do que o necessário. O segundo turno da votação na Câmara dos Deputados está prevista para acontecer nesta terça.
Fonte: Bahia Notícias