Política

Lula pretende subsidiar parte do piso da enfermagem para santas casas

Presidente disse que qualquer providência sobre o piso da enfermagem só poderá ser tomada após um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia o tema.

Lula em Sergipe
Foto: Reprodução/TV Bahia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quarta-feira (22) que o governo deve subsidiar parte dos custos das santas casas para garantir o pagamento do piso nacional da enfermagem.

Lula ponderou, no entanto, que qualquer providência sobre o piso da enfermagem só poderá ser tomada após um posicionamento do Supremo Tribunal Federal (STF), que avalia o tema.

“Os empresários do setor privado da saúde entraram com uma ação… entraram com o argumento de que não podiam pagar [o piso]. Eu acho que eles podem pagar”, disse o presidente em um evento de lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos e recriação de órgão ligado ao desenvolvimento rural sustentável, em Pernambuco.

“A rede hospitalar privada pode pagar. Quem é que tem dificuldade de pagar? Quem trabalha aqui na saúde sabe: as santas casas… a gente vai tomar a decisão de um subsídio para financiar o pagamento, ou uma parte do pagamento das santas casas”, prometeu Lula.

O presidente fez questão de dizer que não pretende atropelar o STF. Por isso mesmo, pediu ao ministro da Casa Civil, Rui Costa, que se reunisse na tarde desta quarta-feira com o relator do caso na corte, o ministro Luís Roberto Barroso.

“O presidente da República não pode atropelar a decisão. Quem fazia isso era o boquirroto do Bolsonaro, que ficava xingando a Suprema Corte todo dia. Não. Eu quero respeitar a decisão”, disse, em referência ao ex-presidente, que em diversas ocasiões desferiu ataques à Justiça e a magistrados, levando a uma série de crises institucionais no decorrer de seu governo.

No fim do ano passado, Barroso pediu informações ao Congresso Nacional sobre a tramitação do projeto de lei que regulamenta emenda constitucional sobre o piso salarial nacional de enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem e parteiras.

A emenda prevê que uma lei federal regulamente o tema para detalhar a assistência financeira a entes da Federação e entidades filantrópicas. A decisão do ministro foi tomada no âmbito de ação apresentada pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais e Estabelecimentos e Serviços.

Fome
Ao participar da cerimônia de relançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Recriação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável (Condraf), nesta quarta, Lula voltou a bater na tecla do compromisso do governo em garantir alimentação adequada aos brasileiros.

Em seu discurso, Lula relatou a experiência pessoal de ter passado fome, na infância.

“Quem nunca passou fome não sabe quanta falta faz comer. Quem nunca comeu um pão até os 7 anos de idade, como eu, sabe que falta faz um pedaço de pão… eu não vou desistir antes de cumprir a profecia de que esse povo tem que comer três vezes por dia”, disse o presidente à plateia em Pernambuco.

Antes de seu discurso, Lula havia publicado em seu perfil no Twitter que “o Programa de Aquisição de Alimentos é mais uma política que retomamos para combater a fome no Brasil, com incentivo à agricultura familiar e com alimentos saudáveis para o prato do povo brasileiro e merendas das nossas crianças”.

Fonte: g1

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
3 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
MARCOS

ESSE LUIZ INACIO NOVE DEDOS SA SILVA NASCEU PRA ISSO MENTIR ENGANAR SEMPRE FOI ASSIM DESDE OS ANOS 70 80 E VAI SER ASSIM ATÉ PRA SEMPRE E MAIS UM DIA ELE TEM O PODER DENTRO E FORA DA POLITICA NUNCA VOTEI NELE E JÁ MAIS VOU VOTAR NESSE CIDADÃO QUE DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL

Alguem

Primeiro, o Luis Inácio não vai subsidiar nada. Ele não paga essa conta. Quem vai bancar isso é o povo brasileiro, que trabalha e produz e tem sua justa produção roubada para bancar a máquina do governo. É dinheiro de impostos, tomado de cada trabalhador brasileiro.

Segundo, o tal “respeito” deste cidadão ao STF nada mais é do que um jogo de compadres – ele já foi beneficiado no passado ao ser descondenado por este mesmo tribunal que, há muito tempo, vem trabalhando a serviço de uma ala da política brasileira, com o 9 dedos como maior representante, não a serviço da sociedade brasileira.

Quanto à fome… espero que ele resolva o problema dos 120 milhões de famintos no Brasil…

José Reis

Lembre-se que é o pai dos pobres que está mais uma vez a “dividir” e fazer acepção de pessoas, como se já não bastasse todo o povo “dividido” em sexo, cor, raça, ideologias, religião etc etc etc Porquê escolher para subsidiar uma pequena parte de uma categoria como se fossem “diferentes” e que mais precisasse? Todos estão no mesmo barco más…quem manda são o capas pretas? Não entendi.