O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) gerou constrangimento e virou alvo de críticas por suposto racismo após declaração em agenda realizada na sexta-feira (2), em São Bernardo do Campo, no ABC Paulista.
Durante o evento, ele disse que “uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor”, ao se referir a uma jovem negra funcionária da fábrica da Volkswagen, na tentativa de elogiá-la por ganhar prêmio por desempenho na empresa.
“Essa menina bonita que está aqui. Eu estava perguntando: o que faz essa moça sentada, que eu não ouvi ninguém falar o nome dela? Falei: ‘Ela é cantora, vai’. Não, não vai cantar. Perguntei (e disseram): ‘Não, não vai ter música’. Então, ela vai batucar alguma coisa. Porque uma afrodescendente assim gosta de um batuque de um tambor. Também não é. Falei: ‘Nossa, então ela é namorada de alguém’. Também não é. O que é essa moça? Essa moça foi premiada ano que vem como a mais importante aprendiz dessa empresa e ganhou um prêmio na Alemanha. É isso o que nós queremos fazer para as pessoas nesse país”, disse Lula.
Fonte: Bahia.Ba
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram