Política

Lula diz que retomada de relação com Venezuela é plena

Presidentes se encontraram nesta segunda-feira no Palácio do Planalto.

Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil
Foto: Marcelo Camargo/ Agência Brasil

Agência Brasil- O presidente Luiz Inácio Lula da Silva avaliou como plena a retomada das relações entre Brasil e Venezuela. “Sabemos das dificuldades que nós temos, sabemos da dívida da Venezuela e sabemos que tudo isso faz parte e vai fazer parte de um acordo para que a nossa integração seja plena”, afirmou.

Lula recebeu nesta segunda-feira (29), no Palácio do Planalto, o presidente venezuelano Nicolás Maduro. O encontro marca a retomada das relações entre os dois países. Na terça-feira (30), Maduro participa, ao lado de outros 11 chefes de Estado sul-americanos, de reunião com o mandatário brasileiro.

Durante seu discurso, Lula lembrou que Maduro não vinha ao Brasil há oito anos e se referiu ao encontro como um “momento histórico” e de “volta da integração”. “A Venezuela sempre foi um parceiro excepcional para o Brasil. Mas, por conta de contingências políticas e equívocos, o presidente Maduro ficou oito anos sem vir ao Brasil.”

“Penso que esse novo tempo que estamos marcando agora não vai superar todos os obstáculos que você [Maduro] tem sofrido ao longo desses anos”, disse. “O preconceito contra a Venezuela ainda é muito grande”, completou, ao criticar apoiadores de Juan Guaidó, líder da oposição venezuelana que se autoproclamou presidente do país vizinho.

Em sua fala, Maduro reforçou o discurso de integração regional, defendeu a construção do que chamou de uma nova América do Sul e teorizou sobre a entrada da Venezuela no bloco dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). “Junto aos Brics, vemos, no âmbito geopolítico, elementos que podem nos fazer avançar. A união de cinco países muito poderosos”.

“O Brics está se transformando em um grande ímã daqueles que buscam um mundo de paz e cooperação”, completou, ao citar que mais de 30 países já solicitaram entrar no bloco.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
9 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Claudia Aquino

Os EUA oferecendo US$ 15 milhões para quem capturar Maduro e o desgraçado aqui no Brasil com Lula. Esse é meu País.

José Reis

Em algum momento o caloteiro falou em pagar a dívida com o Brasil? Aguardem os novos empreendimentos do Brasil…….na Venezuela 😡😡😡😡😡😡

Deck

Lula vai realizar o maior sonho dele, tornar o nosso querido país em um país comunista, engraçado que esses presidentes do Brasil só fazem alianças com os piores presidentes de outros países.

JOILSON

AGORA COBRA O DINHEIRO QUE ELE NOS DEVE.

FEIRA

DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL

Robson Oliveira Souza

Agora foi w L*******

Robson Oliveira Souza

Agora nosso país vai alavancar de vez.
Agora a economia vai estabilizar.

FEIRA

O BRASIL ESTÁ CAMINHANDO PRA SER UMA NOVA UNIÃO SOVIETICA ABRAM O OLHO POVO BRASILEIRO ESSE LULA NUNCA PRESTOU E NUNCA VAI PRESTAR AOS POUCOS ELE VAI REALIZANDO O SONHO DELE DEUS TENHA MISERICORDIA DO NOSSO BRASIL

João

Como é que pode o brasileiro permitir a entrada no brasil de um ser tão miserável que é esse podre do maduro, essa 10 graça do lula gosta de carregar cada caixão sem alça