Os principais líderes da Câmara avaliam ter votos suficientes para aprovar a quarentena eleitoral. A relatora Margarete Coelho (PP-PI) inseriu o dispositivo no parecer do novo Código Eleitoral. Esta quarentena estabelece um prazo de cinco anos, após a saída do cargo, para militares, policiais, integrantes do Ministério Público e juízes poderem se candidatar a um cargo político.
Segundo a CNN, a cúpula do legislativo espera vencer a resistência da chamada bancada da bala. Calcula que o dispositivo une representantes de partidos da oposição ao governo de Jair Bolsonaro (sem partido), do Centrão e da centro-direita. O novo código é resultado de uma proposição da deputada Soraya Santos (PL-RJ) e reúne 905 artigos.
Caso a quarentena seja aprovada, o ex-juiz da Operação Lava Jato e ex-ministro da Justiça Sergio Moro ficaria impedido de disputar as eleições de 2022, pois deixou a magistratura no final de 2018. O novo código só entra em vigor nas próximas eleições se for aprovado nas duas casas do Congresso e sancionado até o começo de outubro deste ano. (Com informações do site Bahia.Ba)