ALBA

Líder da oposição critica mensagem de Rui: 'É um deboche'

Parlamentar avaliou que discurso do governador que abriu os trabalhos na Assembleia este ano 'requentou' promessas.

O líder da oposição na Assembleia Legislativa, dpeutado Sandro Régis (DEM), não poupou críticas à mensagem lida pelo governador Rui Costa na manhã desta terça-feira (1º). “É um deboche com a cara do povo da Bahia”. O discurso do gestor marcou o início dos trabalhos legislativos em 2022 e fez um balanço sobre as ações de 2021 e o planejamento para este ano.

Para Sandro Régis, a fala de Rui voltou a repetir promessas. Citando a ligação Ilhéus-Itabuna, o deputado diz que esta obra “é quase um conto de fadas que vem desde o governo de Jaques Wagner”. A bancada de oposição decidiu não participar presencialmente da sessão, alegando “sucessivo desrespeito” de Rui ao Legislativo, além do descumprimento de promessas repetidas.

O democrata questionou também avaliações nas áreas de Educação e Segurança Pública. “Ele (Rui) parece esquecer que a Bahia ocupa o último lugar em Educação e o primeiro em violência no país. Não custa lembrar ao governador que o ensino médio do nosso estado tem o pior Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) do país. Agora, às vésperas da eleição, depois de anos só fechando escolas e sem construir novas unidades de ensino, ele anuncia investimentos.”

Para o oposicionista, trata-se de obras eleitoreiras. “Educação nunca foi prioridade do PT na Bahia. Como se espera que haja transformação social e redução da violência sem educação? Não à toa, a Bahia tem o maior número de pessoas extremamente pobres no país, e isso antes mesmo da pandemia.”

Na segurança, Régis assinala que a Bahia lidera o ranking nacional de homicídios e, enquanto o país vive uma queda nos índices, o estado vai na contramão e tem registrado alta. “Nos governos do PT, a taxa de homicídios e o número absoluto de assassinatos mais que dobrou. E o que faz o governador? Novamente transfere a responsabilidade para outros entes, ao invés de assumir seu papel no combate ao crime organizado, que só tem crescido. Falta investimento em estrutura, em equipamentos, na valorização dos profissionais. E a culpa é do governo do PT.”

O líder da oposição ainda rebateu a declaração do governador de que a bancada da minoria é aliada ao governo federal. “É mais uma postura desrespeitosa de Rui Costa, que tenta o tempo inteiro nacionalizar o debate estadual para fugir dos enormes e graves problemas que o governo do PT deixa no nosso estado. Quero dizer ao governador que a oposição é, sim, aliada aos interesses do povo da Bahia, enquanto o PT é aliado dos interesses dele próprio.”

Fonte: Bahia.Ba

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários