Foto: Divulgação
O caldo engrossou para Carlos Geilson. De última hora, Paulo Magalhães Júnior se filiou no PTN. Ele era do DEM e teve mais de 30 mil votos na eleição passada. E para completar o inferno astral do radialista, também optou pelo partido o ex-deputado de vários mandatos Vespasiano Santos. Na última eleição ele não se elegeu, mas teve 44 mil votos.
Vereador cobra ação de deputados
Foto: Divulgação
O vereador José de Arimatéia (foto) vai para Brasília com o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Ataíde. Ele vai aproveitar a ida à capital federal para visitar os gabinetes dos 39 deputados baianos. A cada um vai entregar um requerimento pedindo indicação de verbas para Feira de Santana no orçamento da União.
O argumento de Arimatéia é que a maioria teve votação no município e mesmo os que não foram contemplados com os votos dos feirenses devem ter compromisso com Feira, que é a segunda cidade da Bahia. O vereador está tão decidido que quer entregar o documento pessoalmente aos parlamentares. Caso contrário, deixará nos gabinetes.
Deu Zebra
Aos 67 anos de idade, Ambrósio Bispo de Jesus, decidiu dar uma virada em sua vida política. O conhecido Zebra optou pelo DEM e o ato de filiação será na tarde desta segunda-feira (5), no Paço Municipal Maria Quitéria. Na eleição passada ele foi candidato a vereador pelo PTB e obteve 407 votos. Ambrósio da Zebra diz que teve muitas desilusões com a coligação com o PMDB.
Nova secretaria
Agora é fato. Na tarde desta terça-feira (6), no Museu Parque do Saber, o prefeito Tarcízio Pimenta vai sancionar a lei que autoriza a implantação da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e Promoção dos Direitos Humanos, recentemente aprovada pela Câmara Municipal. Feira de Santana é a primeira cidade do interior da Bahia a contar com uma secretaria do gênero.
A lei dos idosos
Divulgação
E por falar em lei, o prefeito Tarcízio Pimenta disse, em entrevista à repórter Ana Paula, do programa De Olho na Cidade, da Rádio Sociedade, que a lei que contempla os idosos a partir de 60 anos com gratuidade no transporte coletivo precisa ser analisada. Será uma sinalização para um provável veto?
No fim da fila
Foto: Divulgação
O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Marcelo Nilo, não descarta a possibilidade de compor a chapa do governador Jaques Wagner para a eleição estadual. “Política é negociação”, afirmou, em entrevista ao programa Acorda Cidade. Nilo também falou sobre a candidatura do ministro Geddel Vieira Lima e disse que tem deputado pressionando para ele desistir. O deputado não fecha questão quanto à possibilidade do ministro retornar. “Mas vai ter que ir para o fim da fila”.
Dobradinha com Leão
Foto: Andréa Trindade
A relação política da deputada Eliana Boaventura e o secretário estadual de Infraestrutura, João Leão, é mesmo de apoio mútuo, a famosa dobradinha. João Leão está levando a deputada a tiracolo para todos os lugares. “Ele sempre foi amigo, nos últimos oito anos”, disse a deputada, justificando que antes não trazia João Leão a Feira porque José Ronaldo não queria deputado de fora para Feira de Santana. Agora, sentindo-se mais livre, está tudo lindo. E no mais, Eliana acha que “nada mais natural do que pedir ajuda aos companheiros de partido”.
O PP na Ciretran
O nome ela não disse, mas o novo diretor da 3 Ciretran será mesmo indicado pelo PP. A confirmação é da deputada Eliana Boaventura. Ela só não antecipou se a indicação é dela ou do deputado Jairo Carneiro. Em entrevista ao programa Acorda Cidade, Eliana voltou a agradecer o espaço que o governador Jaques Wagner tem dado a seu partido. Afinal, são duas secretarias.
Cadê o projeto?
Parece que está havendo um desencontro de informações. Segundo a deputada Eliana Boaventura, até ontem não tinha chegado às mãos do secretário João Leão o projeto da avenida Nóide Cerqueira. Em Feira, a informação é que o referido projeto já foi entregue, devidamente protocolado, na Secretaria de Infraestrutura.
Deu no blog da Feira
Foto: Divulgação
Enquanto a Prefeitura de Feira de Santana implanta o programa Cidade Digital, que permite acessar a internet de pontos estratégicos da Cidade (a Praça de Alimentação, por exemplo), o presidente da Câmara de Vereadores de Feira de Santana, Carlito do Peixe (foto), na contra mão da tendência mundial, indisponibilizou o acesso à internet para os repórteres que cobrem as sessões da Câmara. A intenet estava liberada na desconfortável bancada de imprensa, mas foi cortada sem maiores explicações. Essa é apenas mais uma demonstração de despreparo do Presidente, que entre outras gafes apoiou a agressão do assessor de imprensa da Câmara a um jornalista e recentemente proibiu uma tv digital de fazer filmagens no plenário da Casa.
Deputado pede informações sobre juros cobrados no FIES
Foto: Divulgação
O deputado Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) deu entrada na terça-feira (29/9), na Mesa Diretora da Câmara, de pedido de informações junto ao Ministério da Fazenda, sobre a cobrança indevida de juros compostos nos contratos do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES) junto à Caixa Econômica Federal. Na manhã de quinta-feira (1/10), ele pediu, em plenário, que o pedido seja acelerado porque, apesar da Câmara ter aprovado, este mês, novas regras para o financiamento do FIES, dentre elas a redução dos juros destinados aos estudantes carentes, a imprensa vem noticiando que, na verdade, a Caixa Econômica Federal vem praticando o chamado “juros compostos”, ou seja, aplicando juros sobre juros.
Segundo cálculos de, esta prática pode acarretar aos estudantes pagamentos de cerca de quase 60 por cento a mais do que o que seria normal para este tipo de financiamento. O FIES é um programa de cunho social que empresta verba pública e federal para auxiliar no custo de cursos de nível superior para estudantes carentes, matriculados em instituições de ensino particulares. “Dessa forma, peço a devida agilidade para que esta informação seja solicitada ao Ministério da Fazenda para que nós possamos, então, avaliar verdadeiramente o que está acontecendo e, se for o caso, propor medidas que não onerem mais ainda nossos estudantes”, pleiteou o parlamentar.