A manutenção da cidade foi o principal foco dos vereadores no encerramento das atividades legislativas do primeiro semestre. Do total de 10 indicações ao Poder Executivo, a maior parte se refere a serviços para retirar sujeira e reduzir a buraqueira das vias do município. Cinco indicações tratam de pavimentação, recuperação de estradas com patrolamento e tapa-buracos. Outras três solicitam limpeza e capinação de ruas.
Alvo de três indicações, o distrito de Matinha foi lembrado pelo vereador Correia Zezito (Patriota), que dentre outras coisas, solicitou recuperação de via na Moita da Onça e serviço de patrol nos Caminhos 2, 3, 5, 10, 11 e transversais da região da Fazenda Salgada. Ainda em relação a dificuldades de locomoção devido à quantidade de buracos nas vias, a vereadora Lu de Ronny (MDB) pediu reparo em todo o calçamento da Rua Rio Grande do Norte (Queimadinha) e Jurandy Carvalho (PL) indicou a mesma operação nas ruas Formosa e Quirinópolis (Brasília).
Lu de Ronny cobra também a troca de lâmpadas na Rua Nossa Senhora de Lurdes (Parque Ipê). Conforme justificativa dos parlamentares, os moradores reclamam de “defeito nos veículos” e risco para o trânsito de pessoas nas referidas vias. Situação, que segundo eles, acaba facilitando a ocorrência de assaltos e acidentes.
Com uma indicação cada, alguns bairros obtiveram recomendação para limpeza e capinação de ruas. Solicitado por Paulão do Caldeirão (PSC), o serviço a ser executado na Rua Adelina Rodrigues (Limoeiro) visa colaborar na segurança dos moradores, evitando acidentes e assaltos. Sentindo-se abandonados pelos órgãos públicos, conforme relatou o vereador Galeguinho SPA (PSB), os moradores do Conjunto Viveiros cobram, além da limpeza, a realização de pintura de meio-fio em toda a extensão do bairro. Lu de Ronny (MDB) reclamou que acúmulo de lixo na rua Marechal Castelo Branco (Santa Mônica I) tem gerado odor fétido e surgimento de mosquitos. Ele cobrou ao prefeito resolução urgente.
Concurso para agentes de edemias ACS
Pensando no combate ao mosquito causador da dengue (Aedes Aegypti), o vereador Lulinha (UB) sugeriu ao gestor municipal a realização de concurso para preenchimento de vagas de Agentes de Endemias e Agentes Comunitários de Saúde (ACS).
Ele destaca que em razão do “aumento expressivo” da doença no município, inclusive com registro de óbitos, “há a necessidade de reforçar o quadro de agentes” para melhorar a fiscalização e o controle. Lulinha alega, ainda, que muitas localidades da sede e dos distritos “estão sem assistência, devido à reduzida quantidade de profissionais.
Fonte: Câmara Municipal de Feira de Santana
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram