A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJB), desembargadora Silvia Zarif, considera a greve dos servidores do Poder Judiciário “inconsequente e irresponsável, parecendo mais um recesso de fim de ano antecipado”. Ela afirmou que tentou contato com a diretoria do sindicato da categoria para discutir a questão da jornada de oito horas de trabalho, mas não conseguiu falar com ninguém. A desembargadora disse que o Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça já representou em nome dos ribunais estaduais brasileiros junto ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra a jornada de oito horas e que a decisão pode sair a qualquer momento.
Não vai tolerar
Silvia Zarif disse ainda que não vai tolerar a greve dos servidores da Justiça. “A folha de pagamento de dezembro já está pronta, mas em janeiro os dias não trabalhados serão descontados”, advertiu.
Festa de confraternização
A diretoria do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud) justificou que a desembargadora Silvia Zarif avisou que só poderia receber os sindicalistas até meio dia, mas a Assembléia Geral Conjunta só terminou às 13 horas. Nesse horário a presidente do TJB estaria participando de uma festa de confraternização com os funcionários do gabinete.
Professores reunidos
Foto: Divulgação
O secretário estadual da Educação, Oswaldo Barreto, confirmou sua presença em reunião com o titular da Diretoria Regional de Educação de Feira de Santana – Direc 02, professor Eutímio Almeida, e com diretores de todas as unidades escolares dos 25 municípios sob a jurisdição da Regional. O encontro acontecerá no Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães, nesta quinta-feira, a partir das 9 horas.
Prefeito Premiado
Foto: Secom
Feira de Santana foi contemplada na noite de terça-feira (15) com o Prêmio TI & Governo pelo projeto Feira Cidade Digital, desenvolvido pela Prefeitura Municipal. A premiação é promovida anualmente pela Plano Editorial. Feira foi premiada na categoria e-Serviços Públicos. Na avaliação da Plano Editorial, publicação sobre tecnologia da informação, foram considerados critérios como caráter inovador, relevância social e envolvimento de recursos humanos.
Eremita X Carlito do Peixe
x
Foto:Divulgação
A relação entre Eremita Araújo e o presidente da Câmara Municipal, Antônio Carlos Passos Ataíde, está estremecida desde o episódio do encontro da vereadora com os gerentes da Caixa Econômica Federal. Na época, ela acusou Carlito do peixe de tê-la deixado sozinha com os representantes da instituição financeira, momento em que ela teria sido pressionada. Ontem, a vereadora cobrou, na tribuna, mais reuniões dos membros da mesa diretiva da Casa da Cidadania. Carlito disse que as reuniões acontecem mensalmente, mas que a vereadora não vai. “É só pegar a ata e verificar”, desafiou o presidente.
Mulheres sem espaço
Mais uma vez a questão da discriminação veio à tona da Câmara Municipal. A vereadora Eremita Araújo reivindicou mais oportunidades de participar de eventos legislativos fora de Feira de Santana e sugeriu que os vereadores do sexo masculino sempre são priorizados. Aliás, a vereadora Cíntia Machado fez reivindicação semelhante. Tudo isso na última sessão do ano, na manhã de ontem (15).
Novo empreendimento
Foto: Secom
Feira de Santana vai ganhar mais um empreendimento imobiliário. O investimento é da Construtora R Carvalho, que está criando um novo condomínio residencial destinado a famílias com renda entre dois e três salários mínimos. É inquestionável o crescimento do setor de construção civil.
Festa na Câmara
A Câmara Municipal de Feira de Santana já entrou em recesso e só retornará às atividades em plenário em 15 de fevereiro. Mas na manhã de hoje o movimento foi grande na Casa da Cidadania, por conta da festa de confraternização dos servidores. Participaram do café da manhã e do sorteio de brindes feito pela diretoria, funcionários, assessores e vereadores. A festa foi prestigiada pelos vereadores. Ausentes apenas Eremita Araújo, Cíntia Machado e Ewerton Carneiro (Tom).
Lula, o professor
Sempre que tem oportunidade, o que não é raro, o governador Jaques Wagner destaca a convivência com o presidente Luís Inácio Lula da Silva como referência para seu trabalho. "É o meu professor", disse hoje, na entrevista ao Acorda Cidade, lembrando que a sua caminhada ao lado de Lula tem exatos 31 anos.
Olho no olho
Foto: Divulgação
Em tom descontraído, o governador, que concedeu entrevista por telefone ao Acorda Cidade, confessou que prefere falar ao vivo. "Olho no olho é sempre melhor", disse.
Chicote e dinheiro
O governador Jaques Wagner disse ter orgulho de ter implantado um novo sistema de governo na Bahia, totalmente diferente do estilo "chicote em uma mão e dinheiro na outra", que segundo ele predominou muito tempo no Estado. "A população percebe que hoje as relações são de respeito", afirmou o governador, ressaltando a importância do debate democrático em qualquer situação.
Errar de novo
O Centro de Convenções de Feira de Santana não vai sair. Pelo menos do jeito que foi previsto no projeto original. O Governo do Estado vai buscar parceria com empresários da cidade para viabilizar uma gestão compartilhada. Só desta forma o projeto será levado adiante, conforma explicou o governador Jaques Wagner. Ele disse que o Estado não comporta um investimento desse porte, porque os centros existentes com características similares, em Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, não se pagam. Seria, então, errar pela quarta vez.
Questão de prioridade
Ainda sobre o Centro de Convenções, Wagner disse que é uma questão de prioridade e fez comparações com situações do cotidiano, como por exemplo a dúvida de um pai de família entre comprar uma bicicleta para o filho e consertar o telhado da casa; pagar a prestação da casa ou comprar um carro novo. A dúvida do governo sobre prioridades, segundo ele, foi construir o Centro de Convenções ou comprar viaturas novas para a polícia?