Política

Governo oficializa volta de imposto para carros elétricos

A portaria com a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (23).

Governo oficializa volta de imposto para carros elétricos Alckmin ft Cadu Gomes VPR
Foto: Cadu Gomes/VPR

Nesta quinta-feira (23), o governo federal publicou a portaria no Diário Oficial da União (DOU), que concede a volta da tributação para veículos eletrificados importados a partir de janeiro de 2024. A isenção começou em 2015. As informações foram divulgadas pelo site O Antagonista.

“A volta da tributação dos eletrificados visa desenvolver a cadeia automotiva nacional neste setor, acelerar o processo de descarbonização da frota brasileira e contribuir para o projeto de neoindustrialização do país, cujas bases são a inovação, a sustentabilidade e o fortalecimento do mercado interno, com geração de emprego e renda”, destaca comunicado do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (Mdic).

A volta da tributação foi definida há duas semanas pelo Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Gecex-Camex).

No caso dos carros híbridos, a alíquota do imposto começa em 12% em janeiro de 2024; vai para 25% em julho de 2024; chega em 30% em julho de 2025; e alcança os 35% em julho de 2026.

Para híbridos plug-in, a alíquota será de 12% em janeiro, 20% em julho, 28% em 2025 e 35% em 2026. Para os elétricos, a sequência é 10%, 18%, 25% e 35%.

Os automóveis elétricos para transporte de carga ou caminhões elétricos começarão com taxação de 20% em janeiro e chegarão aos 35% já em julho de 2024.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
13 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Wellington Dantas da Nóbrega

O governo da Bahia trabalhando para melhorar a vida dos bahiano 😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

Anonimo

Governo de merda, os baianos merecem é pau até morrer na merda. Aumento no IPTU, IPVA, Luz, Água, ICMS, pedágio e tudo mais.

Ane

O pai dos pobres dando presente de Natal faz o L que tá ficando bom

Lúcio t

Tá pouco tem que taxar o imposto do imposto .

Cuma?

Conforme destaca o trecho: “…acelerar o processo de descarbonização…”.
Algum petista ou não consegue me explicar como é essa mágica de taxar os elétricos e ao mesmo tempo acelerar o processo de descarbonização da frota. Eu que sou o jumento ou os petistas apaixonados que aceitam esse argumento? Por favor, me ajudem neste entendimento, pq a cloroquina deve ter afetado meu raciocínio.

Terror

O rico com certeza nao vai gostar . Por mim tanto faz.

João Bastos

Insaciável a fome de impostos desse desgoverno para fazer frente a uma gastança sem limite. E o Brasil cada vez mais descendo a ladeira.

Fernando

Cadê os petistas de prontidão..

João

Faz O L,kkkkk. È mais um imposto do amor,kkkkk!

F.S.A

quem nao vai gostar dessa cobrança são os ricos .. kk

Cidadão

O governador comunista foi na China negociar subsídios e benesses aos chineses para trazer a fábrica de carro elétrico para a Bahia segundo o governador seria pensando no meio ambiente kkk agora está atochando no *** do consumidor mais importo com amor

Lucas

Faz o L kkkk, vai impor imposto de 35% dizendo que é p ajudar o amor venceu

JAIR CAMPOS SOARES

Oh governo bom…