O governador do Amapá, Pedro Paulo Dias (PP), foi preso na manhã de hoje em Macapá, capital do Estado, durante a Operação Mãos Limpas, deflagrada pela Polícia Federal (PF). O objetivo da operação é prender uma organização criminosa, composta por servidores públicos, agentes políticos e empresários, que praticava desvio de recursos públicos do Estado do Amapá e da União. As investigações, que contaram com o auxílio da Receita Federal, Controladoria-Geral da União e do Banco Central (BC), começaram em agosto do ano passado. Foram apurados indícios de um esquema de desvio de recursos da União, que eram repassados à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef). De acordo com a PF, a maioria dos contratos administrativos firmados pela Secretaria de Educação não respeitava as formalidades legais e beneficiava empresas previamente selecionadas. Para se ter uma ideia, apenas uma empresa de segurança e vigilância privada, segundo a polícia, manteve contrato emergencial por três anos com a secretaria, com fatura mensal superior a R$ 2,5 milhões, e com evidências de que parte do valor retornava, sob forma de propina, aos envolvidos. (R7)
Prefeito reduz salários em 60%
Se a Prefeitura de Itabuna não apresentar argumentos convincentes sobre o corte que deu de até 60% no salário dos servidores municipais, a categoria deve entrar em greve por tempo indeterminado. O sindicato da classe realiza assembleia nesta sexta-feira (10) para decidir as medidas que tomará após o “baque”. Segundo o site Pimenta na Muqueca, o prefeito Capitão Azevedo (DEM) explica que cortou os adicionais e horas extras devido a uma advertência do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que teria alegado que os gastos do Município estariam acima do limite permitido.
Geddel perde 16 minutos de TV e Rádio
Segundo a assessoria da campanha do governador Jaques Wagner, o seu concorrente nestas eleições Geddel Vieira Lima (PMDB) foi penalizado pelo Tribunal Regional Eleitoral em 16 minutos e oito segundos do seu espaço no horário eleitoral gratuito. Como a decisão judicial é imediata, o peemedebista deve ter o tempo reduzido nas aparições já a partir desta sexta-feira (10). No programa de rádio dos turnos matutinos, Geddel sofreu prejuízo de 2min46sec, mais 2min25sec no vespertino e 1min20sec nas inserções comerciais. Na televisão a pena foi maior. Perdeu 5min9sec de manhã para o horário da manhã e 2min40sec para a noite. Para as inserções, a perda foi de 3min40sec. (Bahia Notícias)
VOX POPULI: Dilma tem 53% e Serra 21%
A pesquisa de intenção de votos do Vox Populi/Band/IG, d quinta-feira (9), colocou a presidenciável Dilma Rousseff (PT) com 53% das preferências e o candidato do PSDB Jose Serra com 21%. É a segunda vez em que a petista apresenta leve queda na série de análises feita pelo instituto que divulga resultados do estudo diariamente. Na terça (7), ela caiu de 55% para 54%. Desta vez, o tucano permaneceu com o mesmo percentual. Marina Silva (PV) continua em terceiro com os mesmos 9% da pesquisa anterior. Brancos e nulos somam 5%.