Bahia

Governador afirma que Teatro Castro Alves será recuperado com máxima brevidade

Na tarde desta quarta (25), um incêndio atingiu o TCA em Salvador.

Foto: Arquivo Pessoal/G1
Foto: Arquivo Pessoal/G1

Após o incêndio que atingiu a parte superior do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, no início da tarde desta quarta-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues determinou trabalho conjunto de diferentes órgãos estaduais e garantiu a recuperação do TCA com “máxima brevidade”.

O fogo afetou o telhado da estrutura, mas não chegou a invadir as áreas internas do teatro. A determinação do governo estadual é de medidas imediatas para a reparação dos danos causados pelo fogo.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Sigo acompanhando de perto a atuação das forças estaduais, principalmente do Corpo de Bombeiros. O TCA é um patrimônio cultural do nosso estado e determinei que o Corpo de Bombeiros, secretarias de Cultura, Turismo e Casa Civil do Estado, junto com a direção do equipamento, trabalhem de forma conjunta e ágil para avaliar os danos causados pelo incêndio e para recuperar com máxima brevidade as estruturas danificadas. Da forma mais rápida e segura, o teatro será reaberto para seguir fortalecendo a nossa agenda cultural”, afirmou Jerônimo.

O incêndio

Segundo o coronel do Corpo de Bombeiros, Aloísio Fernandes, o incêndio ficou confinado entre duas proteções do terraço e o acesso dos bombeiros ocorreu pelo telhado do teatro. “Confinamento de incêndio gera muita energia. Então, tinha muito calor. Nós realizamos a abertura na parte superior, fizemos uma ventilação natural, foi reduzido o calor e identificamos os focos. Assim o combate foi diretamente nos focos e a situação foi controlada”, declarou.

A área atingida ainda passará por uma etapa tática do trabalho do Corpo de Bombeiros, para evitar qualquer possibilidade de reignição e por perícia pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) para conclusão da causa do incêndio até então sem evidências. Para a operação foram mobilizadas sete viaturas de combate, uma plataforma aérea, um efetivo de 42 bombeiros e duas unidades de resgate para atendimento de possíveis vítimas – que não teve registro.

O secretário estadual de Cultura, Bruno Monteiro, frisou ainda que a reparação dos danos causados será prioridade máxima da pasta nas próximas semanas. “A gente não vai medir esforços para fazer tudo o que precisa ser feito. Primeiro para identificar as causas, ver o que realmente causou isso e, depois, para tomar as medidas necessárias para o pronto restabelecimento da sala principal do Teatro Castro Alves”.

A programação prevista para este final de semana no Teatro Castro Alves também foi suspensa para fechamento do espaço cultural e realização da perícia técnica. O gestor informou que as novas datas das apresentações canceladas serão divulgadas em breve, sem prejuízo para quem adquiriu os ingressos.

Teatro Castro Alves
Foto: Joá Souza/GOV-BA
Teatro Castro Alves
Foto: Joá Souza/GOV-BA
Teatro Castro Alves
Foto: Joá Souza/GOV-BA
Teatro Castro Alves
Foto: Joá Souza/GOV-BA

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários