Um pai, às portas da morte, querendo a família unida, passou a mostrar como é importante a união. Chamou um dos filhos e fez um pedido especial:
– "Menino, traga-me uma vara e quebre-a sem medo".
Em seguida, fez o mesmo pedido aos demais filhos ali presentes. Eles cumpriram o desejo do pai, quebrando cada um uma vara com facilidade.
Após isto, o pai, com a pulsação mais lenta, deu nova ordem:
" Meus filhos, quero que, de novo, cada um traga outra vara, e, juntando todas, formem um único feixe".
Depois entregou o feixe ao filho mais forte.
E o velho disse:
-"Tente quebrar o feixe!".
O rapaz torceu o nariz, dobrou-se, tentando quebrá-lo. Não conseguindo, disse ao pai; "Não consigo!".
Então o pai respondeu:
-" Está bem! Queria mostrar, através deste exemplo, que as pessoas, quando se unem, ficam mais fortes. Assim acontece na vida: Só vence pela força da união".
O pai quis deixar para os seus filhos um ensinamento muito importante para a vida deles. Mostrou com a lição das varas como a união ajuda as pessoas a serem mais fortes e corajosas. Quando unidas ninguém as pode amedrontar, separar ou desanimar na busca do bem da partilha e do respeito de uns para com os outros.
Vários fatores está proporcionando á nossas famílias a desunião, e isto está fazendo com nos tornamos mais frágeis, vulneráveis. Devemos enquanto ainda há tempo de rever nossos conceitos, em busca de uma ambiente familiar mais saudável, alegre e gostoso de se viver.
Se queremos a Paz na nossa sociedade, devemos cultivá-la no ambiente familiar.
Fonte: http://vemser.blogspot.com/2011/08/feixe-de-lenha.html