Aperfeiçoar e modernizar os serviços e soluções das associações comerciais a favor dos micro e pequenos negócios. Este é o propósito do Capacitar, programa desenvolvido pela Federação das Associações Comerciais do Estado da Bahia (Faceb) em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Em mais uma edição realizada em Feira de Santana, nesta sexta-feira (7), sábado (8) e domingo (9), a iniciativa conta com a participação de representantes de 16 municípios do estado.
A abertura do evento contou com a participação do presidente da Faceb, Cloves Cedraz; a assessora de educação empreendedora da Faceb, Herriete Cedraz; o gestor do Capacitar, Reyes Marinho; o supervisor de metodologia, Paulo César Ferreira; e o coordenador técnico do Capacitar, Adriano Câmara.
“O Capacitar é um meio de evolução das associações comerciais e tem gerado grande transformação nelas, através da capacitação dos membros das entidades. O programa melhora o relacionamento das associações com funcionários, associados e poder público. E os resultados têm correspondido as nossas expectativas”, afirma Cloves.
A realização do programa parte do entendimento de que qualquer município, para se desenvolver, precisa de boa representação empresarial. “Com a renovação política, o que mais os prefeitos estão buscando agora nos municípios é aproximação com o empresariado. E nada melhor do que a associação comercial, que é a legítima representante dos empresários, estar bem preparada para isso”, Frisa Reyes Marinho.
Segundo Herriete Cedraz, após um ano da última edição, o Capacitar retorna em um momento oportuno, já que algumas entidades estão mudando suas diretorias e o trabalho implementado no passado precisa de continuidade. “Só há entidade forte com gestão organizada e preparada e o Capacitar vem para isso”, destaca.
Exemplo de transformação através do Capacitar, a associação comercial de Irecê ampliou o número de associados de 60 para 130 após participação no programa. Aquilane Gonçalves, apoiadora da entidade, destaca a preocupação da Faceb em viabilizar um programa como o Capacitar, que proporciona desenvolvimento institucional, mais clareza sobre o papel a ser desempenhado e melhores resultados.
Já Tatiana Amaral, apoiadora da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana ressalta que o Capacitar fortalece, solidifica e prepara as associações para receber os empresários da melhor forma possível.
E novas etapas do capacitar já estão agendadas para este ano, segundo informa o coordenador técnico Adriano Câmara. ”Vamos em cada município para fazer a retomada dos planos de ação, oriundos de necessidades advindas da interrupção do Capacitar em 2024”, afirmou.
O Capacitar é desenvolvido pelo Instituto para o Desenvolvimento das Organizações (IDO), contratado pela Faceb e Sebrae. É o maior e mais antigo programa de desenvolvimento de entidades empresariais e o mais premiado do país.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram