Quando os filhos crescem, quase sempre os pais se sentem inibidos para expressar o amor que sentem por eles. É que, exatamente na medida em que crescem, os filhos começam a dizer aos pais como os incomoda seus abraços e beijos. Especialmente se dados frente aos colegas. Vou parecer um maricas. – dizem os meninos. Não quero pagar esse mico. – afirmam as meninas .Foi assim que o pai de Jeff começou a tolher de seu vocabulário determinadas expressões, quando se dirigia ao filho , ery amava o filho.
E vivia aos sobressaltos, desde que ele quase sofrera um acidente sério. Assim, toda vez que o filho lhe pedia as chaves do carro, fazia mil e uma recomendações. Dirija com cuidado! – era a frase mais constante. Certo dia, Jeff virou-se para o pai e lhe perguntou porque sempre dizia aquilo. Afinal, o senhor não confia em mim dirigindo? Não é isso, filho, explicou o pai. É só uma maneira de dizer eu amo você. Ora, concluiu o filho, se é isso por que não diz logo: Amo você? Do jeito que o senhor fala comigo, posso confundir a mensagem. Foi a vez do pai se mostrar hesitante e perguntar como ele deveria proceder se os seus colegas estivessem por perto.
Será que ele, Jeff, não ficaria talvez um tanto sem graça, perante eles? Jeff rapidamente respondeu: Ora, papai. É muito simples. Se houver outras pessoas por perto, bastará que o senhor coloque sua mão sobre o seu coração e eu entenderei a mensagem. Eu farei a mesma coisa naquele momento o pai entendeu que o filho desejava poder expressar o seu amor, tanto quanto ele mesmo. Assim combinados, alguns dias depois, Jeff se preparava para sair com um amigo. E pediu o carro emprestado ao pai. Aonde você vai? – perguntou, entregando-lhe as chaves. Ao centro da cidade. Divirta-se. – falou-lhe o pai e colocou discretamente a mão perto do coração. eff fez a mesma coisa, com um ar de doce cumplicidade, Claro, papai. Jerry piscou. Então, o filho se aproximou do pai e falou baixinho ao seu ouvido: Piscar não faz parte do nosso trato.
O pai ficou sem ação, parado. Jeff dirigiu-se até a porta. Antes de sair, voltou-se, com um sorriso franco na face e piscou para o pai. Não abandonemos a especial experiência de dar e receber afeto. Expressar o sentimento que nos toca a alma é o melhor dos métodos quando se deseja aquecer o coração de alguém. É valorizar o amor que se sente e aquele que se recebe. São as pequenas expressões de afeto que sustentam as criaturas, em suas dificuldades maiores. Um gesto afetuoso tem o condão de transformar a noite em luz, a ansiedade em apaziguada espera. E quando a questão envolve pais e filhos, o amor transcende as palavras e os gestos tomam significados muito particulares. Afinal, não há amizade, nem amor que se compare ao amor dos pais pelo filho. Bom dia