Muitas pessoas me perguntam se creio e se existe Reencarnação. Eu digo que não. Porém, isso não me impede de ter amigos de outras religiões e de outras doutrinas. Pensar diferente dos outros, não significa que não devo acolhê-los bem e respeitá-los. Respeitar, não significa aprovar.
ALLAN KARDEC, fundador do Espiritismo, diz que se volta a viver aqui na terra, após a morte, e eu sigo a Bíblia e a Igreja que afirmam que se morre apenas uma vez, depois vem o encontro definitivo com Deus. No que concordamos, caminhamos juntos. No que discordamos, nos respeitamos. Servimos juntos ao próximo na defesa da vida, da dignidade do ser humano, da segurança pública, da saúde, do meio ambiente …
A REENCARNAÇÃO é ponto doutrinário básico de algumas denominações do Espiritismo como: Kardecismo, Umbanda, Candomblé etc. Afirmam que as almas das pessoas que morrem deverão voltar em outros corpos para se purificarem dos pecados cometidos. As almas deverão reencarnar-se, muitas vezes, até que sejam purificadas e cheguem à felicidade.
A IGREJA Católica ensina que a morte é o fim da peregrinação do homem, do tempo de graça e de misericórdia que Deus lhe oferece para realizar a sua vida terrestre segundo o projeto divino e para decidir o seu destino último. Quando tiver terminado, o único curso da nossa vida terrestre, não voltaremos mais a outras vidas terrestres. Deus não precisa de tempo para salvar as pessoas. É suficiente que tenham arrependimento para Ele mostrar a sua bondade e misericórdia.
NA BÍBLIA temos vários trechos que negam a Reencarnação. O evangelista Lucas relata que, antes de morrer na Cruz, Jesus, respondendo o ladrão arrependido, diz: “HOJE” estarás comigo no paraíso” (Lc 23,39-43). O apóstolo Paulo, na segunda Carta aos Coríntios escreve: “Após a morte, teremos que comparecer diante do tribunal de Cristo. Ali cada um receberá o que mereceu, conforme o bem ou o mal que tiver feito enquanto estava no corpo” (2 Cor 5,10). Nega que haja alguma Reencarnação.
NA CARTA aos Hebreus, Paulo afirma claramente que, logo depois da morte, vem o juízo e que cada pessoa humana vive somente UMA VEZ: “Para os homens está estabelecido morrerem uma vez e logo em seguida virá o juízo” (Hb 9,27-28). Nessas palavras não há dúvida. Morre-se uma só vez. Quem acredita na Palavra de Deus deve recusar a Reencarnação, porque admiti-la, é negar a Jesus Cristo, sua morte, sua ressurreição e sua redenção.
+ Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]