Artigo

Existe o mal?

Sequestros seguidos de morte, estupro de crianças, guerras, assassinatos cruéis, corrupções...

Alguns acontecimentos que presenciamos, ou dos quais ouvimos falar, são de tal modo trágicos ou perversos, que, simplesmente, não podemos atribuí-los à criatividade humana: Sequestros seguidos de morte, estupro de crianças, guerras, assassinatos cruéis, corrupções…

CERTAS escolas ensinam que não existe o mal. Tudo é explicado pelo inconsciente humano. Assim, o mal seria um desvio psicológico e não obra do demônio. Certamente isso não explica tudo. O mal pode destruir o psiquismo e depois, os frutos serão da maldade. Por si só, ou pelos seus traumas, o ser humano não é capaz de praticar tantas maldades.

O MAL EXISTE. Basta prestarmos atenção em nossa vida, na vida das famílias e da sociedade, para perceber que o mal existe e está dentro de nós e ao nosso redor. No horto das Oliveiras, Jesus ordena a Pedro, Tiago e João: “Vigiai e orai, para não cairdes em tentação” (Mt 26,41). Vigiai e orai, para não serdes enganados pelas seduções do mal que se apresentam de muitas maneiras.

A BÍBLIA chama o demônio de “pai da mentira”, a mentira personificada. Ele consegue de tal modo inverter as coisas que, ao fazer o mal, o homem acha que está fazendo o bem, e fazendo o bem, acha que está fazendo o mal. Se não se vive atento, perde-se a noção do bem e do mal. O ser humano é, naturalmente, bom. Foi feito para a vida e não para a morte.

MESMO diante dessa verdade, muitos invertem os valores: a corrupção passa a ser vista como meio de vida, o aborto como direito da mulher, o amor livre como o amor pleno, o materialismo como único meio de realização pessoal, viver sem Deus como desenvolvimento humano. Atitudes que atentam contra a verdade e a vida, são assumidas em nome da liberdade e do progresso.

QUANDO Jesus ensinou a oração do Pai – Nosso, nela incluiu uma súplica: “E não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal” (Mt 6,13). Ele nos previne a respeito de uma força, exterior a nós, que nos afasta de Deus. Jesus nos manda orar. A oração contínua coloca Deus em nós, e nós nele, e assim a vida sempre triunfa. Somente Deus é o vencedor de todo o mal. Sem Deus, o caminho do mal, a tal ponto parece atraente, que não temos forças para rejeitá-lo. “Senhor, nada temerei, porque estás comigo. (Sl 22,4).

Dom Itamar Vian
Arcebispo Emérito
[email protected]

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários