Política

Esquerda brasileira comemora vitória de Boric no Chile: 'Afugentou o perigo'

Boric conquistou 55,86% dos votos válidos no Chile.

Inúmeros políticos da esquerda brasileira reagiram à vitória de Gabriel Boric nas eleições presidenciais no Chile, neste domingo (19). O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT) e os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Dilma Rousseff (PT) estão entre os políticos que comemoraram o feito do progressista chileno.

“Parabenizo o companheiro Gabriel Boric por sua eleições para Presidente do Chile. Fico feliz por mais uma vitória de um candidato democrata e progressista na nossa América Latina, Para a construção de um futuro melhor para todos”, disse Lula nas redes sociais.

Com 100% das urnas apuradas, Boric conquistou 55,86% dos votos válidos no Chile. Aos 35 anos, ele se tornará o presidente mais jovem da história do país quando assumir, em 11 de março, substituindo Sebastián Piñera.

“A vitória consagradora de Gabriel Boric reescreve a história do Chile e é um alento aos povos da América Latina que lutam contra o autoritarismo. Este jovem esquerdista de 35 anos vence o candidato da direita e joga no lixo a herança maldita de Pinochet”, escreveu Dilma em sua conta oficial do Twitter.

Também por meio do Twitter, Ciro afirmou que a vitória de Boric no Chile “afugentou o perigo de mais uma mancha da extrema-direita” no mundo.

“Não apenas nós, sul-americanos, mas todos democratas do mundo temos muito o que festejar com a vitória de Gabriel Boric, no Chile, que afugentou o perigo de mais uma mancha da extrema-direita no mapa da democracia mundial”, escreveu o pedetista.

Fonte: Bahia.Ba

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários