Economia

Empréstimo para negativados funciona mesmo ou é mentira de 1º de abril?

Especialista esclarece que modalidade existe, mas solicitar empréstimos nesse caso exige ainda mais disciplina e consciência.

empréstimo
Foto: Pch.vector

O dia 1º de abril, conhecido como o Dia da Mentira, é marcado por brincadeiras e pegadinhas. Mas quando o assunto é finanças, especialmente para quem está com o nome negativado, não há espaço para enganação. A boa notícia é que, mesmo nessa situação, é possível conseguir um empréstimo pessoal de forma consciente, desde que você entenda como funcionam os processos e tome decisões responsáveis para evitar novas dívidas.

Então, vamos desvendar esse tema sem mistérios!

É possível conseguir um empréstimo estando negativado?

Sim. Muitas pessoas acreditam que estar com o nome no Serasa ou SPC seja um impeditivo total para conseguir crédito, mas isso não é verdade. Existem instituições financeiras e plataformas especializadas em oferecer empréstimos para quem está com restrições no CPF.

O empréstimo para negativados é um crédito oferecido por instituições que consideram outros fatores além do score de crédito, como movimentações bancárias recentes e a capacidade de pagamento do cliente. O processo de aprovação pode ser rápido, e a liberação do valor é, muitas vezes, imediata.

Thaíne Clemente, executiva de Estratégias e Operações da Simplic, fintech especializada em crédito pessoal online, reforça: “Estar negativado não significa estar fora do mercado de crédito. Hoje, existem soluções pensadas justamente para ajudar quem precisa reorganizar as finanças, o importante é buscar opções transparentes e que se encaixem no seu orçamento”.

Como funciona o empréstimo para negativados?

Primeiro, o cliente simula o empréstimo, informando o valor e o prazo de pagamento, e a instituição apresenta uma proposta com condições, incluindo taxas de juros e valor das parcelas. Se for aceita, é possível solicitar o crédito e assinar o contrato digitalmente. Após análise e aprovação dos documentos, a empresa libera o valor na conta do solicitante, frequentemente em poucos minutos. O pagamento das parcelas ocorre mês a mês, conforme acordado no contrato.

Características do empréstimo para negativados

O empréstimo para quem está negativado é seguro; no entanto, pessoas de má fé podem se aproveitar da vulnerabilidade dos clientes, que acabam sendo vítimas de golpes para piorar ainda mais a situação financeira. Dessa forma, antes de tomar qualquer decisão, pesquise e certifique-se de que a empresa é confiável. Uma opção é consultar o site no Reclame Aqui e avaliar sua reputação.

Além disso, é ideal buscar ofertas transparentes e claras quanto às taxas do empréstimo e ao valor de cada parcela, para garantir que esteja de acordo com seu orçamento mensal.

O Open Finance também pode ser um grande aliado no processo de análise de crédito para pessoas negativadas. “Com autorização do cliente, esse sistema permite que as fintechs acessem informações sobre o seu comportamento financeiro, como movimentações bancárias e gastos recorrentes, garantindo uma avaliação personalizada que vai além do histórico de inadimplência”, explica a especialista.

Para solicitar um empréstimo, mesmo estando negativado, é preciso apresentar alguns documentos básicos, como comprovante de identidade e extrato bancário.

“O crédito é uma ferramenta poderosa, mas seu uso deve ser estratégico e bem pensado. Busque entender se o empréstimo é realmente necessário e priorize situações emergenciais. Se o objetivo for quitar dívidas, foque naquelas com juros mais altos ou que estejam prejudicando mais sua saúde financeira”, destaca a executiva.

Crédito consciente é possível

O 1º de abril pode ser um dia de brincadeiras, mas quando o assunto é empréstimo para negativados, a seriedade e a conscientização devem prevalecer.

“Com um planejamento sólido, pesquisa e responsabilidade, é possível encontrar soluções que ajudem a reorganizar as finanças sem cair em armadilhas e reconstruindo a saúde financeira. O caminho para sair do negativo começa com pequenos passos, mas cada decisão consciente é um avanço rumo à estabilidade financeira”, conclui Thaíne.

Sobre a Simplic

Lançada em 2014 no Brasil, a Simplic é a primeira plataforma de crédito pessoal 100% online do País. Inovadora, a ferramenta utiliza inteligência artificial, machine learning e big data para analisar dados dos usuários advindos de mais de 200 variáveis e é capaz de gerar uma resposta em menos de 3 segundos. Oferece empréstimos entre R$500 e R$3.500, que podem ser pagos em 3, 6, 9 ou 12 vezes, tudo de forma prática, rápida, segura e digital. Hoje, analisa mais de 10 mil propostas por dia e já originou 1 bilhão de reais desde o início das operações. Acesse aqui.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos canais no WhatsApp e Youtube e grupo de Telegram.

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários