Ontem (30) acompanhamos as palavras de ACM Neto, que agradeceu aos votos que recebeu e parabenizou Jerônimo Rodrigues pela vitória neste segundo turno nas eleições para o governo do estado. Palavras harmoniosas, civilizadas e é assim que se deve fazer política. Ele foi bastante democrático no posicionamento de parabenizar Jerônimo e pedir que ele governe para todos e é verdade. A eleição passou, agora é hora, quando assumirem, de trabalharem pelo estado da Bahia, Jerônimo, e Lula, pelo Brasil, sem discriminação. Jerônimo está sendo eleito na Bahia para governar o estado e não aliados e partidários. Lula da mesma forma. Gostei a posição de ACM Neto, foi educado e é assim que deve ser. Nada de perseguição política após as eleições.
Jerônimo obteve 19 adesões no segundo turno entre prefeitos e vice-prefeitos que estavam no primeiro turno com ACM. Agora, o governador eleito terá graves problemas para resolver. A questão da saúde e todos falaram de um grande problema que é a regulação. Melhorar a qualidade da educação, melhorando os salários dos professores, melhorar o repasse dos recursos para universidades estaduais, condições de trabalho para que os alunos possam ter uma educação de qualidade, o Brasil também. Lula precisa escolher um ministro da Educação técnico e não político e na Bahia a mesma coisa. Sem partidarismo, mesmo que seja por indicação, já que na política ainda funciona a indicação. Jerônimo sabe que também terá um trabalho triplicado para resolver a segurança pública que está sem controle no país e na Bahia. Ele [Jerônimo] disse que começa na próxima segunda-feira a fazer o governo de transição e isso é importante para identificar os problemas para quando assumir, já saber quais os pontos a serem atacados.
Parabéns ao TSE. Ontem, às 19h já tínhamos o resultado das eleições. Imagine, um país deste tamanho, um país continental e no horário já tínhamos o resultado. Além disso, nossos comentaristas também anteciparam o resultado de alguns estados, inclusive, o da Bahia. Também, O TRE, que com seus representantes, nos estados, fizeram um trabalho brilhante. O sistema que temos de apuração de votos no país, a urna eletrônica não se pode mais questionar, é fantástico e com uma velocidade fantástica. Parabéns ao Ministro do TSE, Alexandre de Moraes e equipe. A logística não é fácil. Aproveito para passar um recado ao ministro. No primeiro turno, precisamos ter tranquilidade para votar. Precisamos ter calma, votar em calma, sem estresse. Mas, por economia, existem bilhões de reais no fundo eleitoral e há uma economia de urnas, como o Colégio Estadual Gastão Guimarães por exemplo que em uma seção que já possui uma boa quantidade de eleitores e o TRE colocou duas seções em uma urna só e ainda, ter que votar em vários candidatos no primeiro turno. Qual a solução? Comprar mais urnas e não unir seções eleitorais. Além, de que não se pode comparar os dois turnos, já que alguns estados as eleições foram governador e presidente e em outras, somente para presidente.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram