Feira de Santana

Dom Itamar Vian destaca sobre programação da Igreja Católica nesta quinta-feira (6)

Dom Itamar Vian destaca sobre programação da Igreja Católica nesta quinta-feira (6).

Catedral Metropolitana de Sant'Ana
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesta quinta-feira (6), considerada pela Igreja Católica como Quinta-Feira Maior e que marca a Semana Santa, assim como a peregrinação de Jesus para a crucificação, morte e ressurreição, a Igreja Católica tem uma vasta programação. O arcebispo emérito de Feira de Santana, Dom Itamar Vian destacou ao Acorda Cidade as atividades realizadas hoje e a importância da participação dos cristãos.

Ele informou que a programação hoje inicia com a missa dos Santos Óleos, conhecida também como missa da Crisma, onde são abençoados os óleos usado no batismo, na crisma e unção dos enfermos, óleos que são usados pelos padres, diáconos, ministros, para batizar, crismar e ungir as pessoas durante todo do ano.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade/Dom Itamar Vian

“Também é chamada da missa da Unidade, onde estão presentes hoje os padres das 46 paróquias, diáconos, seminaristas e lideranças da Arquidiocese de Feira de Santana. Esta missa ocorre na Catedral de Sant’Ana”, disse.

Ainda na programação de hoje, Dom Itamar pontuou também a missa do Lava Pés que ocorre em todas as paróquias da Arquidocese. Dom Zanone irá celebrá-la às 18h na Catedral e ele celebrará a missa na Capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara (HDPA). Após a missa, haverá a Procissão do Fogaréu. Ele contou mais sobre a história e a importância da procissão.

“Recorda quando Judas e os soldados foram prender Jesus com tochas acessas e no passado, na procissão participavam somente homens. As tochas acessas que os homens levavam a mão significavam a traição de Judas e dos soldados que iriam prender Jesus e depois seria condenado a morte. Hoje as tochas acessas tem outro simbolismo. Representam Cristo luz do mundo, ele disse: “Eu sou a luz do mundo” e também acrescentou: “Vos sois a luz do mundo”. E ser a luz do mundo ser luz significa espalhar paz, alegria, confiança, fé. E essa é a missão não é somente dos homens, mas de mulheres, homens, crianças de toda a família”, disse.

Dentre o trajeto da Procissão do Fogaréu, haverá uma parada na Igreja Senhor dos Passos, outra na Igreja dos Remédios e o encerramento será com uma celebração na Catedral de Senhora Sant’Ana.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários