O diretor de Operações dos Correios, Marco Antônio Marques de Oliveira, foi exonerado do cargo devido às críticas que vinha recebendo em função dos atrasos na entrega de encomendas e correspondências. A Diretoria de Operações é o setor responsável por coordenar todos os serviços que vai do transporte à entrega das cartas e encomendas.
Prefeito atropela Conselho e aumenta passagem de ônibus
Foto: Blog do Jair Onofre
O prefeito Tarcízio Pimenta já decretou, e publicou, o aumento da tarifa do transporte coletivo. Segundo o decreto, e também informado pelo secretário de transportes e trânsito, Flayton Frankles, os integrantes do Conselho Municipal de Transportes foram consultados através de correspondência individual. Com esta medida do governo, fica claro que o Conselho tem um mero caráter ilustrativo na cidade, não definindo nada quanto ao transporte e, agora, nem discutindo coletivamente.
Deu na Folha do Estado: Vereadores do DEM não apóiam candidatos do partido
Os Democratas estão se enfraquecendo na Bahia. O grupo, que já chegou a eleger 22 deputados estaduais em uma única legislatura, faz estimativa de eleger seis ou setes deputados, no próximo pleito eleitoral. O DEM tem cinco vereadores em Feira, destes apenas um apoiará um candidato do partido, José Nunes, da cidade de Euclides da cunha. Nunes vai disputar vaga para deputado federal e terá o apoio do vereador Luiz Augusto – Lulinha. O partido parece estar tão desacreditado, que até mesmo o presidente da Câmara, Antônio Carlos Passos Ataíde, vai apoiar o soteropolitano Marcos Medrado (PDT), que também pretende conquistar um espaço na Câmara dos Deputados.
Meu primeiro secretário
Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade
Se, por acaso, eu fosse prefeito, ou tivesse esta intenção, o ex-delegado da Receita Federal, Obede Rocha, seria meu secretário da Fazenda. Rocha, conhecido por seu perfil sério e dedicado, já anunciou diversas vezes que gostaria de compor a minha equipe de governo. Não tenho dúvidas que ele desenvolveria um excelente trabalho, como o fez na Receita Federal.
MP faz recomendações à imprensa
O jornalista Levi Vasconcelos, da coluna Tempo Presente (jornal A Tarde), intitulou de “volta da censura” a Recomendação nº 002/2010, emitida por promotores da Justiça de Feira de Santana. No documento, distribuído à imprensa falada e escrita, os promotores pedem que os jornalistas se abstenham “da divulgação de qualquer propaganda eleitoral antes de 06 de julho […], por meio de referências, elogios e agradecimentos que impliquem em propaganda subliminar […]”.
Comunicado do Detran
Foto: Divulgação
O DETRAN informa que o atendimento relacionado à habilitação e veículos realizado nos postos SAC da capital serão suspensos neste (19). O motivo é uma intervenção na subestação de energia do DETRAN, realizada pela Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), que vai ocasionar o desligamento do sistema operacional. O atendimento voltará à normalidade na segunda-feira (21 de junho). Lista dos postos SAC onde há atendimento do DETRAN/BA na capital: Barra, Cajazeiras, Comércio, Iguatemi, Pau da Lima, Periperi, Salvador Shopping
e Litoral Norte.
Bahia ganha terceira escola de educação científica do país
Imagine um estudante do ensino fundamental do semiárido baiano – uma das regiões mais carentes do estado – produzindo robôs, desenhos animados e até curtas-metragens de animação. Esta realidade digna dos estúdios cinematográficos modernos começa a se concretizar na Bahia, com a implantação, em Serrinha, na próxima segunda-feira (21), do Centro de Educação Científica do Semiárido – nos moldes do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) com a presença do governador Jaques Wagner e de outras autoridades. Implantado com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec) e outras fontes, a Escola de Ciências de Serrinha, como já está conhecida, está sintonizada com a meta de interiorizar as ações de Ciência e Tecnologia, dando acesso a baianos à oportunidade de se tornarem pesquisadores. O valor do repasse do Governo do Estado é de R$ 5 milhões, para a implantação e operacionalização dos primeiros 18 meses da unidade.
Se for barrado, Maluf vai recorrer ao TSE
Paulo Maluf – Foto: Divulgação
Segundo o jornal Folha de São Paulo, os advogados do deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) pretendem recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral caso a candidatura dele seja barrada pela Lei da Ficha Limpa. "Acho que o tribunal não vai rejeitar a candidatura dele, mas não há nenhum problema em entrar com um recurso no TSE", disse o advogado Eduardo Nobre. Maluf foi condenado à perda dos direitos políticos por cinco anos e a devolver mais de R$ 21 mil por superfaturamento em uma compra de frango na época em que ele era prefeito de São Paulo.Folha de S. Paulo
TREs divergem sobre como negar registro de políticos
O entendimento inicial de alguns ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de que as condenações dos políticos sejam verificadas no momento do registro da candidatura ainda é alvo de controvérsia nos Estados. Seguno o Folha de São Paulo, de 10 TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) consultados pela reportagem, 6 disseram que vão cumprir a medida; em outros 4, ainda não há posicionamento definido sobre como a verificação das candidaturas será cumprida.
Acordo encerra greve de fome de petistas
Foto: Divulgação
A direção nacional do PT assinou ontem um acordo que desobriga seus candidatos na eleição proporcional no Maranhão a apoiar a reeleição da governadora Roseana Sarney do PMDB (foto), colocando fim à greve de fome de dois petistas que já durava uma semana.A decisão foi tomada após o agravamento do estado de saúde do deputado Domingos Dutra, 54, e do militante Manoel da Conceição, 75, internado ontem com quadro de desidratação aguda. (Folha de S. Paulo)
Justiça Eleitoral suspende inserções do PSDB com Serra
Foto: Divulgação
A disputa entre PT e PSDB na Justiça Eleitoral teve ontem novo round. A pedido dos petistas, foram suspensas as inserções partidárias do PSDB que seriam transmitidas nos dias 22, 26 e 29 de junho e teriam o candidato do partido à Presidência, José Serra, como destaque. A decisão foi tomada pelo ministro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) Aldir Passarinho Junior em caráter liminar, ao avaliar que os programas veiculados no dia 15 feriram normas eleitorais.Após a decisão do ministro, o PSDB anunciou que vai trocar as peças publicitárias. (Folha de S. Paulo)
Heloísa Helena se lança ao Senado em AL
Foto: Divulgação
A presidente nacional do PSOL, Heloísa Helena, atual vereadora em Maceió, teve oficializada ontem sua candidatura ao Senado na convenção estadual do partido, coforme informações do Jornal Folha de São Paulo. Em entrevista, ao jornal, a candidata disse esperar uma campanha difícil em Alagoas. "Pra quem não é bandido, fazer campanha em Alagoas é enfrentar uma máquina de moer gente, sonhos e dignidade", disse.
Bloco dos encardidos
O Jornal Correio Braziliense informou que a resposta dada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a aplicabilidade da lei do Ficha Limpa nestas eleições tirou o sono de vários políticos que davam como certas as candidaturas para o pleito de outubro. A preocupação bateu as portas principalmente daqueles que foram cassados pela Justiça Eleitoral e dos que renunciaram aos mandatos para escapar da cassação, como é o caso de quatro envolvidos no escândalo do mensalão. Os condenados por decisão colegiada, antes de a lei ser publicada, em 7 de junho, ou depois dessa data, também estarão inelegíveis, conforme interpretação firmada pelo TSE na quinta-feira. O entendimento da Corte diz que o Ficha Limpa será aplicado de acordo com a situação do político no dia do pedido de registro da candidatura. Ou seja, se houver implicações que desrespeitem a lei, a orientação é que os juízes eleitorais não registrem o candidato. A definição do TSE, em tese, pode frustrar os planos políticos de pelo menos três deputados federais, seis ex-deputados, três ex-governadores (cassados pelo TSE) e três ex-senadores, incluindo Joaquim Roriz (PSC-DF), governador do DF por quatro vezes, que renunciou ao mandato de senador em 2007 sob ameaça de cassação.