Pesquisa Datafolha realizada ontem e anteontem em todo o país mostra estabilidade no quadro eleitoral: Dilma Rousseff (PT) oscilou de 49% para 50% em uma semana, e José Serra, que estava com 29%, tem 28%. Marina Silva (PV) está com 10%, contra 9% da semana anterior. É a primeira vez desde o início do horário eleitoral que não há grandes mudanças no quadro da disputa presidencial. As pequenas oscilações foram todas dentro da margem de erro (de dois pontos percentuais). Os que pretendem votar em branco, nulo ou nenhum são 4%. E 7% estão indecisos. Candidatos de partidos pequenos não chegam a 1%. Em capitais e regiões metropolitanas ocorre o melhor desempenho de Marina Silva. Ela chega a 14%, contra 27% de Serra e 47% de Dilma. (G1)
Ibope mostra intenções de voto de Dilma, Serra e Marina
O Ibope também divulgou ontem (3) uma nova pesquisa de intenção de voto para a Presidência da República. Na pesquisa, divulgada nesta sexta, Dilma obteve 51% das intenções de voto, Serra, 27%, e Marina, 8%, na média nacional. Entre os homens, a petista aparece com 54%, o tucano, com 27%, e a candidata do PV, com 7%. Em relação à pesquisa anterior, os percentuais verificados para Dilma e Serra são os mesmos. A exceção foi Marina Silva, que tinha 6% e agora tem 7%. Entre as mulheres, Dilma obteve 49%, Serra, 28%, e Marina, 8%. No levantamento anterior, a petista tinha 48%. Serra e Marina se mantiveram com os mesmos percentuais. (G1)
Ibope mostra Anastasia e Hélio Costa empatados tecnicamente
Pesquisa Ibope/TV Globo mostra que se manteve inalterado o cenário das intenções de voto para governador em Minas Gerais, na comparação com pesquisa divulgada no último sábado. Antonio Anastasia (PSDB) tem 35% e Hélio Costa (PMDB), 33%. Ambos permeneceram com os mesmos porcentuais e estão empatados tecnicamente, já que a margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Vanessa Portugal (PSTU) e Fabinho (PCB) têm 1%. Zé Fernando Aparecido (PV), Professor Luiz Carlos (PSOL) e Edilson Nascimento (PTdoB) não atingiram 1% das intenções de voto. Pepê (PCO) teve a candidatura indeferida pelo TRE e foi substituído por Adilson Rosa, que foi incluído na pesquisa pelo Ibope, mas também não atingiu 1%. (Folha Online)
Pernambuco: Eduardo Campos venceria no 1º turno com 73%, diz Ibope
Na maior vantagem apurada até agora pelo Ibope em todo o país, o governador de Pernambuco e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), tem 58 pontos percentuais à frente do principal rival, Jarbas Vasconcelos (PMDB). Campos aparece com 73% das intenções, contra 17% de Jarbas. Com relação à última pesquisa, divulgada no último sábado, o atual governador subiu quatro pontos percentuais, enquanto Jarbas caiu três. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. (Folha Online)
Netinho passa Quércia na disputa ao Senado em SP, segundo pesquisa
Na disputa pelo Senado, Netinho (PC do B) subiu para 28% e aparece pela primeira vez à frente de Orestes Quércia (PMDB), que tem 26%. Os dois estão tecnicamente empatados na disputa pela segunda vaga do Estado, segundo pesquisa Datafolha. Marta Suplicy (PT) lidera com 33% e seria eleita para a primeira cadeira. Na comparação com o levantamento anterior, Netinho subiu quatro pontos percentuais, e Quércia permaneceu estável. Marta oscilou positivamente um ponto. Os índices foram apontados na pesquisa Data Folha. (Folha Online)
Agnelo Queiroz sobe quatro pontos e passa Joaquim Roriz
Pesquisa Ibope aponta Agnelo Queiroz (PT) à frente da disputa pela disputa ao governo do Distrito Federal, com 40% das intenções de votos. O ex-governador Joaquim Roriz (PSC) está com 32%. No dia 31 deste agosto, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) negou recurso contra a decisão que barrou a candidatura de Roriz com base na Lei na Ficha Limpa. Como a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Agnelo pode ter entre 38% e 42%, e Roriz, entre 30% e 34%. Em relação à última pesquisa, o petista subiu 4 pontos percentuais enquanto Roriz caiu 4. (Folha Online)