Dilton e Feito

Dilma decide adiar compra de caças para 2012

A decisão da presidente foi tomada em meio a um processo de definição de pesados cortes no Orçamento de 2011 e dos efeitos políticos da tragédia provocada pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro.

A presidente Dilma Rousseff não gastará um centavo com a compra dos caças para a renovação da frota da Força Aérea Brasileira (FAB) em 2011. De acordo com a edição desta quinta-feira do jornal Folha de S. Paulo, ainda que o governo anuncie neste ano o modelo escolhido, a compra ficará para 2012.

A decisão da presidente foi tomada em meio a um processo de definição de pesados cortes no Orçamento de 2011 e dos efeitos políticos da tragédia provocada pelas chuvas na Região Serrana do Rio de Janeiro. O governo crê que fechar um negócio cujos custos ultrapassam os 11 bilhões de reais no cenário atual poderia ter repercussão negativa.

No início da semana, Dilma já havia definido que a compra dos caças está fora da lista de prioridades do governo. A presidente já falou com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, a respeito do assunto e o advertiu de que vai analisar melhor todas as propostas e ofertas.

Ao assumir o cargo, Dilma decidiu adiar a escolha do fornecedor de jatos de combate e reiniciar “do zero” o processo de avaliação das aeronaves. A presidente não teria preferência por nenhum dos fornecedores – ao contrário de seu antecessor, que declarou abertamente preferir os caças franceses.

A escolha de novos caças para substituir a frota atual da FAB, que especialistas classificam de obsoleta, vem se arrastando desde o governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso que, no último ano de seu mandato, em 2002, decidiu deixar a decisão sobre a compra para o ex-presidente Lula, seu sucessor.

Inicialmente, Lula cancelou o projeto, então conhecido como F-X, mas em maio de 2008 foi criado o projeto F-X2 e, em novembro do mesmo ano, selecionados como finalistas o caça francês Rafale, o Gripen NG, da sueca Saab, e o F-18 Super Hornet, fabricado pela americana Boeing. (Veja)

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários