Política

Deputado Zé Neto assume a presidência da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Para atingir as finalidades propostas, a Frente Parlamentar poderá agregar, além dos deputados que subscreveram o ato de criação, quaisquer outros parlamentares, representantes governamentais e não governamentais interessados no tema.

Deputado Zé Neto assume a presidência da Frente Parlamentar Mista em defesa dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias

Foi instituída oficialmente a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e dos Agentes de Combate às Endemias (ACE), que passa a ter como presidente o Deputado Federal Zé Neto (PT/BA) e vice-presidente o Deputado Federal Fred Costa (PATRIOTA/MG), nesta quarta-feira (10), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

A referida Frente terá como objetivos do grupo de trabalho reunir parlamentares com preocupação especial sobre o tema; promover debates, workshops, seminários, audiências públicas, entre outros, juntamente com a participação dos mais diversos segmentos de instituições de interesses da categoria; além de subsidiar, com pareceres, informações técnicas e dados estatísticos, as proposições de iniciativa legislativa de interesse da sociedade no que concerne ao tema.

O Agente Comunitário da Saúde (ACS) é o profissional responsável por realizar visitas domiciliares, ouvir os relatos da comunidade, identificar os problemas e agravos de saúde e informar a demanda da população à equipe de saúde do seu estado. Ele se destaca pela capacidade de se comunicar com as pessoas e pela liderança natural que exerce, bem como empatia com o próximo e com a causa dos moradores.

Já o Agente de Combate às Endemias (ACE) é o profissional responsável por identificar as condições favoráveis à existência de focos para a proliferação de enfermidades. Além de promover ações de educação em saúde junto à comunidade e de informar à população sobre os riscos das doenças, o ACE também realiza visita aos imóveis e outras localidades com o objetivo de prevenir e controlar doenças como dengue, malária, leishmaniose e doença de chagas, trabalhando no combate à proliferação dessas enfermidades. Ele também atua no controle de roedores e na prevenção de acidentes por animais peçonhentos e participa das ações de vacinação de cães e gatos para prevenção e controle da raiva.

Essas duas categorias, junto com os parlamentares, especialistas e o apoio da própria população também deverão articular e discutir junto ao Governo dos estados sobre a melhoria e qualidade de condições de serviços aos agentes comunitários de saúde e de combate a endemias, bem como estimular e valorizar os profissionais, e buscar junto ao Governo Federal e aos governos estaduais investimentos no que tange a capacitação dos profissionais, aquisição de equipamentos e veículos de locomoção e demais estruturas que se fizerem necessárias para o bom andamento das atividades dos referidos profissionais.

Para atingir as finalidades propostas, a Frente Parlamentar poderá agregar, além dos deputados que subscreveram o ato de criação, quaisquer outros parlamentares, representantes governamentais e não governamentais interessados no tema.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
guest
4 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
suely muniz

são três atividades que eu como contribuinte invisto sem utilidade alguma e agente de edemias(a dengue cada dia aumenta)agente comunitário(só presta para saber da sua vida e mais nada) e agente de transito (só para multar,o passeios cheios de carros e o transito um caos)

Audiceu Souza

Rararara……vai vendo..

Márcio Henrique

Esse deputado de Feira de Santana-Ba é muito bom para os servidores qdo ele está na oposição. Hj ele defende os direitos dos agentes de saúde, pq ele é oposição ao governo municipal.
Assim ele fez no âmbito estadual. Defendia o servidor público estadual em todas as suas demandas, mas qdo se tornou governo tudo mudou. Simplesmente virou as costas para os servidores do estado. Verdadeiro oportunista.
Vcs que são servidores municipais cuidado… serão as próximas vítimas caso esse cidadão se torne governo.

Jose carlos passos Silva

Mais um grupo para entrar na lábia do Deputado.