No ultimo sábado (26), às 19 horas, o deputado Luiz Argolo (PP), foi vítima de uma colisão entre seu carro e um táxi que, segundo testemunhas oculares trafegava na contra-mão. O acidente aconteceu na BA-093, no trecho que liga o município de Dias Dávila à Mata de São João. Um taxi, ao ultrapassar dois caminhões, bateu de frente com o carro do deputado. Além do parlamentar, estavam no automóvel seu motorista, a esposa e a filha. Todos tiveram ferimentos leves, foram medicados, passam bem e já estão em suas residências. O motorista do taxi teve fraturas e foi encaminhado ao Hospital Geral do Estado. Argolo disse que está vivo graças ao seu carro, um Toyota Hilux SW4, e o funcionamento do sistema de Airbags.
Raimundo Varela lança nome de esposa para deputada
Foto: Divulgação/BN
Em convenção realizada no domingo (27), no Centro de Convenções, o PRB confirmou o apoio à candidatura de Jaques Wagner (PT) à reeleição, e de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República. Na ocasião, após duas desistências da disputa pela prefeitura de Salvador, o apresentador Raimundo Varela, filiado ao PRB, lançou sua esposa, a também apresentadora Scheila Varela, candidata a deputada estadual. O deputado federal Márcio Marinho também confirmou a candidatura à reeleição. As informações são do Bahia Notícias.
Restrições eleitorais começam a valer a partir de sábado
No sábado (3), três meses antes das eleições, entram em vigor as restrições impostas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o objetivo de evitar privilégios de candidatos em prejuízo aos seus concorrentes. A partir desse dia, é proibido aos agentes públicos cujos cargos estejam em disputa na eleição “autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral”. Nenhum governante candidato pode fazer pronunciamento em cadeia de rádio e de televisão fora do horário eleitoral gratuito, e é vetada também “a realização de inaugurações, a contratação de shows artísticos pagos com recursos públicos”. Do mesmo modo, candidatos-gestores estão impedidos de dar as caras em inaugurações de obras públicas. A partir de sábado, será proibido também “nomear, contratar ou de qualquer forma admitir, demitir sem justa causa até a posse dos eleitos”. Informações são do A Tarde.
Após “trabalho intenso” Câmara entra em recesso
A Câmara Municipal de Feira de Santana realiza as últimas sessões, do semestre, nesta semana. Após a sessão de quarta-feira (30), a Casa da Cidadania entra em recesso até o início de agosto, ou seja, os vereadores terão férias. E parece que realmente estão precisando. De acordo com o presidente da Casa, Antônio Carlos Passos Ataíde, o Carlito do Peixe, os vereadores tiveram um “trabalho intenso e muito produtivo” durante todo o semestre. Segundo Carlito, 60 projetos foram avaliados. Vale ressaltar, que os vereadores, durante o ano, têm 90 dias de “recesso”. Eles trabalham muito.
Convenção do PT: Wagner fala da beleza de DILMA
Foto: Foto: Max Haack/BN
O governador Jaques Wagner, agora homologado candidato à reeleição, voltou a disparar ontem (27) contra os adversários que administraram o Estado antes dele durante a convenção estadual do PT. Em seu discurso, ele destacou avanços nos indicadores sociais em sua gestão, como acesso à habitação, educação e abastecimento de água e energia. “Nós vemos com olhos diferentes, que enxergam o coração e a alma de cada um dos baianos. Eles não fizeram antes não foi por falta de dinheiro. Eles não fizeram antes porque a gente era apenas um número no título de eleitor”, torpedeou. O petista também exaltou a presidenciável Dilma Rousseff e falou da sua beleza física, quando conclamou os militantes a concordarem que ela estava mais bela, bem como interior da correligionária. (Bahia Notícias)
Dilma responde perguntas da impressa, mas não comenta números de pesquisa
Foto: Foto: Max Haack/BN
Novamente, a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, não mostrou ter muita afinidade com o palanque. Com excelente desempenho na coletiva de imprensa, em que respondeu a todos os questionamentos e se esquivou com sabedoria das perguntas mais embaraçosas. O seu desempenho diante dos militantes novamente não empolgou. Até parte dos repórteres dispersou durante a sua fala. Ela arrancou aplausos em poucos momentos, como quando citou o número emblemático na geração de empregos: 13-013-13-1 (13.013.131), ou falou que os governos anteriores “condenaram o país a ficar de joelhos para o FMI, sem emprego e sem desenvolvimento social”. Indagada sobre os últimos números das pesquisas pré-eleitorais, Dilma preferiu não comentar.
Volume de obras
Foto: Secom
Investimentos nas áreas de infra-estrutura, educação, saúde, lazer, inclusão digital e diversas outras áreas, em andamento tanto na zona urbana quanto rural, estão transformando Feira de Santana num grande canteiro de obras. As frentes de serviço injetam recursos financeiros na cidade e também geram inúmeros postos de emprego e renda.Na zona rural, conforme o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a Prefeitura de Feira de Santana está realizando a recuperação de todas as estradas, já tendo atingido mais de 70% dos serviços. Também está recuperando as ruas Heráclito de Carvalho e Amaralina, vias de acesso ao bairro Campo do Gado Novo. Estas intervenções fazem parte das ações desenvolvidas pelo Governo Municipal visando a recuperação dos estragos na cidade provocados pelas chuvas que caíram durante o mês de abril.
Mais obras
Ações emergenciais ainda resultam em auxílio para a recuperação de dezenas de casas danificadas pelas chuvas que caíram em abril e deixaram várias famílias desabrigadas. As vítimas receberam materiais de construção.Em alguns pontos da cidade, como no bairro Jussara, a Prefeitura, através da Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária, está desenvolvendo programa habitacional para famílias carentes, com fornecimento de material de construção e lotes para construção da casa própria.Enquanto isso, estão sendo executadas obras de pavimentação da rua Olney São Paulo, ligando o Anel de Contorno ao bairro Aviário; pavimentação também em diversas ruas da Expansão do Feira IX e ainda de rua no entorno de praça na sede do distrito de Humildes.Na área de educação, o Governo Municipal está construindo uma escola no bairro Alto do Papagaio e outra no bairro Campo Limpo. As duas unidades escolares possui padrão moderno, inclusive com ampla área de lazer e quadra esportiva, ampliando a oferta de vagas na rede municipal, principalmente em bairros mais populosos. (Secom)
São João: 366 feridos por fogos de artifício
Foram registrados 366 casos de ferimentos causados por fogos de artifício durante os festejos juninos, conforme os registros de atendimentos feitos em hospitais de Salvador, Cruz das Almas e Senhor do Bonfim, desde a tarde da última quarta-feira (23) até a manhã deste domingo (27). A maior parte das vítimas é de Cruz das Almas, onde é realizada a tradicional guerra de espadas. Lá, 137 pessoas deram entrada no Hospital Nossa Senhora do Bonsucesso. Pelo menos outras 194 pessoas queimadas passaram pela Santa Casa de Misericórdia da cidade. Entre os pacientes, está uma vítima transferida, na manhã deste domingo, para o Hospital Geral do Estado (HGE), na capital baiana. Ela sofreu uma extensa queimadura no corpo. Informações do A Tarde.
52 mortos em PE e AL
O número de municípios pernambucanos com decreto de calamidade pública já chega a 12, segundo informou ontem o Palácio do Campo das Princesas, que incluiu na relação as cidades de Catende, Primavera e Maraial. No estado, 67 municípios foram prejudicados pela tragédia e 30 encontram-se em situação de emergência. O número de óbitos aumentou para 18. A quantidade de desalojados e desabrigados no estado está caindo lentamente. Eram 83,5 mil na sexta-feira. Ontem, segundo a Comissão de Defesa Civil de Pernambuco, o número diminuiu para 82,6 mil. São 26,9 mil desabrigados e 55,6 mil desalojados. Em Alagoas, 76 pessoas continuam desaparecidas, e os mortos somam 34. Segundo a Defesa Civil, 15 cidades decretaram estado de calamidade pública. No estado, são 26,6 mil pessoas morando em escolas, galpões e pátios de igreja, sem contar as 47,8 mil que buscam refúgio na casa de parentes. (O Globo).
DEM se reúne com Serra para dar ultimato
Foto: Divulgação
Com pouco tempo, uma vez que a convenção do partido é nesta quarta-feira, o DEM vai se reunir ainda hoje (28) com o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, para dar um ultimato: ou o PSDB desiste da chapa puro-sangue ou haverá o risco de a legenda ficar fora da coligação. O DEM dirá que, se não puder indicar o vice, haverá ameaça de a aliança nacional em torno do tucano ser rejeitada na convenção. O partido tem um trunfo: um tempo de 2 minutos e 9 segundos na TV. Atrás de Dilma Rousseff (PT) nas pesquisas de intenção de votos, o ex-governador de São Paulo aposta na propaganda em rádio e TV para tentar reverter a situação. Na última sexta, o PSDB decidiu indicar o senador Álvaro Dias (PR) para vice, o que causou rebelião no DEM. O assunto foi discutido ontem, no Rio, pela cúpula do partido, em reunião na casa do presidente nacional da sigla, Rodrigo Maia. Estavam presentes, além dele e do ex-prefeito do Rio Cesar Maia, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab; o ex-presidente do DEM, Jorge Bornhausen; o líder da legenda na Câmara, Paulo Bornhausen; o líder no Senado, José Agripino; o deputado José Carlos Aleluia; a ex-vice-governadora do Pará Valéria Pires – como Aleluia, cotada para vice de Serra – e os deputados Antonio Carlos Magalhães Neto e Carlos Melles. (O Globo)