Dilton e Feito

Crescimento econômico do NE atrai investimentos publicitários para região

O congresso discute a intensificação dos investimentos do setor na região, que possui 52 milhões de consumidores, e, nesta sexta-feira (1º), contou com a presença do governador Jaques Wagner, do assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, e de representantes de veículos de comunicação e agências publicitárias do Nordeste.

Com foco no crescimento econômico do Nordeste, que apresentou, na última década, um aumento de 37% do Produto Interno Bruto (PIB), acima do nacional, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) realiza, em Salvador, um dos maiores eventos publicitários do Brasil – um congresso com o tema ‘Nordeste, a Bola da Vez’, aberto na quinta-feira (31) à noite e que prossegue até domingo (3), no Grand Palladium Resort, em Imbassaí, no litoral norte.

O congresso discute a intensificação dos investimentos do setor na região, que possui 52 milhões de consumidores, e, nesta sexta-feira (1º), contou com a presença do governador Jaques Wagner, do assessor-geral de Comunicação do Estado, Robinson Almeida, e de representantes de veículos de comunicação e agências publicitárias do Nordeste.

De acordo com dados do governo federal, a região bateu recordes de arrecadação de tributos e operações de crédito. O Nordeste aumentou a sua arrecadação de tributos em 25,7% contra 19,4 % do Brasil, e as operações de crédito apresentaram uma performance acima de 33% em relação ao ano anterior contra 17% do Brasil.

Além disso, os investimentos públicos e privados aplicados nos estados nordestinos chamam a atenção dos anunciantes. Dentre os programas que mais se destacam está o de transferência de renda do governo federal como o Bolsa Família, que beneficiou e incluiu no mercado de consumo mais de 6 milhões de nordestinos.

Somente na região há 52 milhões de consumidores. Também em função da maior oferta de crédito disponível para a região, grandes programas de infraestrutura, com destaque para a transposição do Rio São Francisco e da rodovia trans-nordestina, recuperação e ampliação de parques industriais, altos investimentos em infraestrutura de telecomunicações, crescimento acelerado do setor sucro-energético e demanda reprimida de serviços e moradia.

De acordo com o presidente da Abap nacional, Luiz de Alencar Lara, todos esses investimentos e o crescimento econômico atraem para a região nordestina grandes anunciantes. “Com todos esses pontos positivos é hora de fortalecer e manter a força dos veículos de comunicação locais, fazendo crescer os investimentos dos anunciantes”.

Dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), de 2006 a 2009, apontam que houve uma grande migração de nordestinos da classe DE para as classes ABC. Em 2006, 32% estavam nas classes ABC, mas em 2009, o número aumentou para 40%. Nesse período, 930.000 pessoas saíram das classes DE, na Bahia.

Celeiros de oportunidades

Outro dado relevante é sobre o crescimento do consumo. Estima-se que de cada R$ 100 gastos em 2010, no Brasil, R$ 17,72 foram na região Nordeste. “Todos estes resultados fazem com que todo Brasil olhe para o Nordeste e a Bahia como um celeiro de novas oportunidades, de novos negócios, novas ações”, disse o assessor-geral de Comunicação, Robinson Almeida.

Segundo o governador Jaques Wagner, a Bahia é um dos estados nordestinos que se desenvolve a cada ano e tem atraído novos investimentos nas áreas de infraestrutura e da indústria, com um aumento na geração de emprego, ampliando o número de consumidores. Ele também destacou a contribuição do programa Bolsa Família, que anualmente injeta na economia baiana R$ 2,3 bilhões, reduzindo a desigualdade social.

“Por meio do Bolsa Família, milhares de pessoas passaram a viver melhor, a consumir mais, fazendo girar a roda da economia. Nas cidades do interior isto é percebido claramente, porque as mercearias vendem mais e logo ampliam para um mercadinho, as lojas passam a ter vitrines. Ou seja, com tanto crescimento, estes pequenos empresários passam a ter necessidade de anunciar para ficarem mais conhecidos. Há também as grandes empresas, que passam a ampliar seus negócios e anunciam mais”, analisou Wagner durante seu discurso.

Ele lembrou ainda dos grandes investimentos no estado baiano como a construção da Ferrovia Oeste-Leste, o Porto Sul e a energia eólica. Até domingo, os palestrantes dos setores econômico e publicitário abordam temas relacionados ao potencial do mercado de comunicação do Nordeste. ( Agecom)

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