A ministra baiana Eliana Calmon, corregedora do Conselho Nacional de Justiça, aproveitou sua passagem ontem por Salvador, onde participou de um evento da magistratura, para dar nova alfinetada na demora para a privatização dos cartórios da Bahia, um processo que se arrasta há mais de um ano num jogo de pressões entre a Assembleia Legislativa, o governo do Estado e o próprio Judiciário. Para fortalecer seu argumento de que a privatização tem que sair, Eliana contou a uma platéia boquiaberta que resolveu, de forma anônima, entrar na fila de um cartório baiano para tentar obter uma certidão e que deixou o estabelecimento sem ter recebido o documento. Apenas quatro senhas teriam sido fornecidas para o serviço naquele dia. Seria a prova, em sua opinião, de que do jeito que está o negócio dos cartórios na Bahia não pode ficar.
Supremo nega recurso de réus do mensalão
O STF (Supremo Tribunal Federal) indeferiu nesta quinta-feira recurso de três acusados no processo do mensalão. Kátia Rabelo, José Roberto Salgado e Vinícius Samarane pediram ao relator, ministro Joaquim Barbosa, que fossem enviados ofícios ao Banco do Brasil, com pedido de informações sobre movimentações financeiras de alto valor das pessoas jurídicas ligadas ao réu Marcos Valério. Segundo o relator, a intenção dos denunciados seria cotejar essas informações com os fatos apontados na denúncia, relativos ao Banco Rural, para possível demonstração de que as imputações seriam, na verdade, práticas comuns à época. Eles pediram informações sobre como atuavam outras instituições financeiras na época dos fatos investigados na ação penal. (Folha)
Ministro visita portos baianos hoje para avaliação
O ministro dos Portos, Leônidas Cristino, conhecerá hoje, os portos de Aratu e Salvador, acompanhado pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Portuário da SEP, Rogério Menescal, e pelo diretor presidente da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA), José Muniz Rebouças. Os portos baianos receberão do Governo Federal, por meio da SEP, cerca de R$ 1 bilhão, recursos estes que irão modernizar e promover a evolução do complexo portuário baiano. Vale ressaltar que a SEP realizou em 2010 a dragagem de aprofundamento para 15 metros na bacia de evolução e no canal de acesso nos portos de Salvador e Aratu, o que proporcionou a atracação de navios de grande porte. Segundo o Ministro, a dragagem poderá aumentar a movimentação do porto em até 30%. Leia mais na Tribuna.
João Henrique pede harmonia aos órgãos para a Copa
Satisfeito com a notícia de que Salvador vai ser umas das cinco cidades-sede da Copa das Confederações, um ano antes da Copa do Mundo da FIFA 2014, o prefeito João Henrique pediu mais celeridade e harmonia entre os órgãos operacionais e de fiscalização. “A Copa das Confederações é um evento que vai servir como teste para a Copa do Mundo. Salvador é a única cidade nordestina que vai sediar os jogos da Copa das Confederações. Portanto, os Poderes Públicos e a sociedade civil organizada devem estar em harmonia com o mesmo objetivo: precisamos tirar os entraves e focar na agilidade das obras necessárias para a Copa do Mundo”, observou. O gestor destacou também a importância de um amadurecimento institucional. “É um momento onde as distintas representações dos poderes públicos devem partir para um amadurecimento institucional, visando uma finalidade comum, a preparação de Salvador, em seus diversos aspectos, para a Copa 2014”, frisou. Segundo o chefe do Executivo municipal, há um cronograma a ser cumprido, como votações na Câmara Municipal, com diversos aspectos organizacionais e estruturais, como a instalação de projetos de hotelaria, a questão do uso do solo no entorno da Arena Fonte Nova, as obras necessárias no Aeroporto Internacional e no Porto de Salvador e a escolha e início das obras para os projetos de mobilidade urbana. JH também salientou que a população pode fazer a sua parte, ao valorizar e preservar o patrimônio público da cidade.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalÃstica. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veÃculos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.
Dilton Coutinho, fundador do Acorda Cidade, é um radialista renomado com mais de 20 anos de experiência na cobertura jornalÃstica. Ele construiu uma carreira sólida marcada por sua dedicação à verdade e ao jornalismo ético. Atuando em diversos veÃculos de comunicação, Dilton ganhou reconhecimento por sua habilidade em abordar temas complexos com clareza e profundidade. Sua paixão por informar o público e sua integridade profissional fazem dele uma referência no jornalismo contemporâneo.