O governador Jerônimo Rodrigues reafirmou nesta sexta-feira (21) a disposição do Estado no combate à criminalidade. O gestor destaca que vai continuar investindo cada vez mais na construção e reestruturação de unidades policiais, aquisição de armas, coletes e ferramentas tecnológicas e na valorização dos profissionais da segurança pública, bem como na ampliação das ações de assistência e inclusão sociais.
Jerônimo participa hoje de reuniões, em Brasília, para o desenvolvimento de ações conjuntas com o Governo Federal com o objetivo de maior eficiência na Segurança Pública em atuação conjunta com as forças federais.
“Nós continuaremos firmes nessa pegada da Segurança Pública, nós sabemos a nossa responsabilidade, nós vamos investir orçamento nisso cada vez mais, em concursos, em remuneração salarial, em armas, em viaturas, em coletes, mas nós temos que saber que o Governo Federal é fundamental nesta parceria. A entrada e saída de armas no país, a entrada e a saída de armas nos estados requer uma defesa de fronteira, e o Governo Federal vai trabalhar com isso, além dos prefeitos que podem ajudar e muito, por exemplo, com guardas municipais, com iluminação pública, então nós não queremos botar a culpa em ninguém, nós temos a responsabilidade de assumir aquilo que é nosso”, afirmou.
No primeiro semestre de 2023, os homicídios, latrocínios e lesões seguidas de morte apresentaram redução de 4,5% na Bahia, em comparação ao mesmo período do ano passado. Foram contabilizados 2.523 casos de mortes violentas este ano, contra 2.643 no mesmo período de 2022.
Também foi registrada uma redução de 14,9% no índice de feminicídios, que saiu de 47 em 2022 para 40 no primeiro semestre deste ano. Entre outas ações, ainda houve apreensão recorde de cerca de 40 fuzis, além de mais de 2.500 armas de fogo retiradas de circulação ilegal e prisão de 9.019 criminosos na Bahia – são 50 pessoas envolvidas com atividades ilícitas capturadas diariamente.
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram