
A forte conexão dos brasileiros com as redes sociais vem transformando o mercado de influência digital no país, que vem crescendo nos últimos anos, uma tendência alavancada pela transformação digital e que reflete cada vez mais no comportamento do consumidor. Uma pesquisa de 2024 da empresa Nielsen, apontou que o Brasil ocupa a liderança mundial em número de influenciadores digitais no Instagram, onde existem mais de 10,5 milhões de influenciadores com aproximadamente mil seguidores cada. Quando se inclui também as plataformas YouTube e TikTok, o Brasil segue em destaque e ocupa a terceira posição no ranking global.
Com a popularização das plataformas digitais sociais, os influenciadores têm ganhado um papel estratégico no planejamento de marketing de marcas ao promover produtos e serviços aos seus seguidores, como destaca Ana Paula Medeiros Bauer, doutora e mestre em Administração.
“Uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto QualiBest, em 2023, informou que os influenciadores digitais são seguidos por 6 a cada 10 pessoas, e que desse grupo de pessoas cerca de 25% delas utilizam as recomendações e as sugestões desses influenciadores para tomar suas decisões de compra. Nesta mesma pesquisa, 55% dos 2 mil entrevistados informaram que gostam quando os influenciadores indicam produtos, serviços e locais para visitação; e 66% dos entrevistados afirmaram já ter comprado ou visitado algum local que tenha sido recomendado por eles. Isso se chama marketing de influência, que é quando a credibilidade de uma pessoa é emprestada para uma marca, produto ou serviço”.
A professora dos cursos de Administração e Recursos Humanos da Estácio explica que o marketing de influência já existe há algum tempo, basta recordar as divulgações e propagandas nas emissoras de televisão feitas por atores muito conhecidos e com credibilidade. A especialista comenta que a novidade é que as redes sociais e a tecnologia trouxeram mais agilidade e intensificaram esse processo.
“Os influenciadores digitais afetam nosso comportamento de consumo na medida em que nos colocam em contato com diversos produtos e serviços, muitas vezes em tempo real; e outras vezes fazendo com que o consumidor tenha uma prévia experiência do funcionamento daquele produto ou serviço, o que acaba influenciando nas decisões de compra. Conforme o consumidor vai acompanhando o cotidiano e o estilo de vida desse influenciador, é criada uma relação de confiança e credibilidade, mesmo sendo virtual, o que faz o consumidor aceitar essa indicação como algo bom e que trará um bom retorno”.
Impactos negativos sobre o consumidor
A professora da Estácio alerta que as redes sociais e a influência digital podem causar alguns impactos negativos no dia a dia de quem consome essas informações. Ela informa que existem diversos estudos que relacionam as redes sociais com o mal-estar social.
“Muitas vezes a gente tenta comparar o nosso cotidiano com a vida perfeita que é mostrada nas redes sociais pelos influenciadores, o que pode gerar baixa autoestima. Além disso, cito como exemplo o aumento do endividamento da população brasileira por conta dos jogos de aposta, que são muito divulgados em diversas redes sociais pelos criadores de conteúdo. Muitas pessoas que não têm condição financeira para praticar esse tipo de jogo, por terem uma relação de credibilidade criada com esses influenciadores, acabam desenvolvendo essa prática e se endividando. E isso não acontece somente com as apostas online, mas também com o consumo excessivo de produtos e serviços que muitas vezes não são essenciais, mas por conta dessa influência acabam fazendo parte da nossa decisão de compra”.
Como o consumidor deve agir ao avaliar uma indicação
A professora da Estácio explica que para as marcas, a contratação de influenciadores digitais para divulgação de produtos e serviços é uma excelente estratégia, trazendo como pontos positivos questões como a atração de um público mais amplo e diverso, a credibilidade e a distribuição de conteúdo em vários canais digitais, o que potencializa a capacidade de atingir bons resultados em uma campanha de divulgação. Mas para os consumidores, a especialista deixa alguns alertas importantes, cuidados que devem ser tomados antes de decidir por uma compra a partir das sugestões dos influenciadores.
“Um estudo realizado pela Business Insider Intelligence nos dá algumas dicas sobre como nos comportar quando o assunto é compra no ambiente digital ou compra a partir da indicação ou sugestão de algum influenciador digital: o primeiro passo é pesquisar um pouco mais sobre esse produto ou serviço, pesquisar se já existem reclamações, se existem relatos de casos de má qualidade; a segunda dica é pesquisar sobre a credibilidade desse influenciador que sugere uma aquisição, analisar se ele se preocupa mais com o lucro ou com a qualidade, ou se ele já esteve envolvido em alguma polêmica; e a terceira dica é avaliar se esse produto ou serviço é testado ou utilizado no momento da divulgação nas redes sociais, para avaliar a credibilidade do que está sendo divulgado”, finaliza doutora e mestre em Administração.
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