Laiane Cruz
O jornalista e comentarista político Levi Vasconcelos fez uma análise do cenário político eleitoral que se desenha para 2022. Na opinião dele, o Brasil vive um momento complexo. E na Bahia, os partidos estão esperando para ver até que ponto a polarização Lula X Bolsonaro irá atrair os holofotes.
“Temos três possibilidades, diante desse cenário: Bolsonaro, com todos os desatinos que vem cometendo, se reeleger; Lula, que em 522 anos de história do Brasil, foi o único que veio da ralé e também o único que foi preso por corrupção, se se eleger, também se tornará o único presidente da República a ser eleito três vezes, e uma terceira via, se surgir, acho pouco provável, também terá sido um fenômeno extraordinário”, avaliou.
Ele destacou o momento conturbado, de desrespeito por parte de extremistas políticos e ataques contra a liberdade de expressão.
“A gente vive um quadro bastante conturbado, principalmente turbinado pelo extremismo dos bolsonaristas. Extremista de direita ou esquerda, seja lá qual for a motivação do extremismo, tem também os extremistas religiosos. Os bolsonaristas têm uma prática de só atacar, agredir, da pior forma. Infelizmente, nesses tempos de sociedade em rede, o respeito é algo que ainda temos que defender.”
Em relação à possibilidade de surgir uma terceira via, Levi Vasconcelos não acredita que nomes como Ciro Gomes e Sérgio Moro tenham forte expressão.
“Ciro Gomes já está há muito tempo na estrada e não decola, não passa de dois dígitos. Não passa de 10%. A expectativa dele é chegar até março com 15% para se tornar competitivo. E Sérgio Moro é um ex-aliado de Bolsonaro, que só arranca votos de um lado. Ele do PT já é inimigo nato”, opinou.
Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.