Variedades

Cirurgia ortognática corrige problemas e deformidades na face

Saiba mais sobre esse procedimento que oferece resultados surpreendentes.

Acorda Cidade

Exibir um sorriso perfeito e linhas do rosto mais harmônicas é um desejo de muitas pessoas, principalmente daquelas que desenvolveram alguma anomalia ou assimetria nos dentes e ossos do maxilar durante o seu crescimento.

A vontade de mudar e aprimorar os traços da face leva até os famosos a procurarem soluções estéticas dentárias, e em casos mais extremos, a correção do perfil facial com o auxílio da cirurgia ortognática. Saiba mais sobre esse procedimento que oferece resultados surpreendentes.

Cirurgia ortognática: estética ou funcional?

Apesar das transformações estéticas extremamente positivas que a cirurgia ortognática proporciona nos pacientes ela é prioritariamente funcional. O foco do procedimento é a correção das estruturas ósseas dos maxilares e terços da face envolvidos nas articulações e estruturas envolvidas na mastigação, formação das palavras e até em parte do processo respiratório.

A cirurgia ortognática é conduzida equipe multidisciplinar e especializada de cirurgiões dentistas, após avaliação e preparação do paciente. Ela é indicada para correção e ajuste do formato e posição dos ossos da mandíbula, queixo, maxilar superior, maças do rosto (ossos malares) e partes da estrutura nasal que apresentaram crescimento irregular ou má formação genética.

Preparo, cirurgia e recuperação

È muito comum que os candidatos à cirurgia ortognática passem por um processo preparatório antes do procedimento. Geralmente, os dentes tortos ou apinhados precisam ser alinhados com a ajuda de aparelhos ortodônticos, e o tratamento pode levar alguns meses. Além disso, o paciente também precisa garantir plenas condições de sua saúde bucal.

Depois de exames detalhados de imagens e estudo de moldes da arcada dentária, a cirurgia será realizada em ambiente hospitalar, com aplicação de anestesia geral. Durante sua o execução, o cirurgião corrige os formas das estruturas ósseas e o seu posicionamento, seja através de desgastes ou instalação de próteses. Apesar de detalhada e invasiva, a cirurgia ortognática não deixa cicatrizes, já que as incisões são feitas dentro da cavidade bucal.

Após a cirurgia, o paciente (que geralmente recebe alta após 24 horas) precisa de repouso e alguns cuidados pós-operatórios, como medicação anti-inflamatória e analgésica e alimentação leve e pastosa,

Após o período de cicatrização, o paciente pode notar não só a melhoria na sua qualidade de vida nos quesitos funcionais da face, mas também observa uma mudança extremamente positiva na simetria dos terços inferiores da face e em seu sorriso. Apesar de sutis, os ajustes ósseos realizados na cirurgia ortognática promovem uma transformação na harmonia facial.