Foto: Divulgação
Começa amanhã (18) o vestibular da Universidade Estadual de Feira de Santana. Quase nove mil candidatos vão disputar as 685 vagas no processo seletivo. Os portões serão abertos às 7h15 e fechados às 7h50, dez minutos antes do horário previsto para início das provas. O candidato deverá apresentar o original do documento de identidade para ter acesso à sala de provas. A equipe de coordenação do vestibular alerta que não será permitido ao candidato portar ou usar, no local da prova, calculadoras, agendas eletrônicas, relógios digitais, telefones celulares ou outros equipamentos similares. O cartão de convocação, que contém mais informações como horário e local de aplicação das provas, está disponível no portal www.uefs.br, seção Concursos e Seleções.
Há pessoas sem compromisso no governo, diz secretário de comunicação
Foto: Divulgação
Irritado com a dificuldade de obter informações junto a Secretária Municipal da Educação, Edson Borges, secretário de comunicação social, manteve contato com o programa Acorda Cidade e explicou porque a Secom não disponibilizou a lista de classificados no processo seletivo, para o cargo de professor no município. Segundo Edson, o diretor de jornalismo da Secom, Fabrício Almeida, ligou ontem (16) para a Secretaria da Educação e foi informado que ainda não havia data definida para a divulgação do resultado, que, por sua vez, foi publicado hoje (17) no jornal Folha do Estado. Citando o exemplo do secretário de habitação, Magno Felzemburg, que “teve o zelo” para dá “transparência” ao Programa Minha Casa, Minha Vida, Borges criticou alguns colegas. Sem citar nomes, ele afirmou que “há pessoas que não tem compromisso” no governo. Com a palavra o secretário de educação, professor José Raimundo Azevêdo.
Coelba entrega geladeiras em Feira de Santana
As 1.800 consumidoras de Feira de Santana, contempladas pelo mutirão de dia das mães do projeto Nova Geladeira, Doação da Coelba, receberão os novos equipamentos de 19 a 22 de julho, na Estação da Música. Ao ganhar o novo equipamento, as consumidoras entregam os refrigeradores usados e recebem, também, quatro lâmpadas fluorescentes compactas, mais econômicas, para substituir as lâmpadas incandescentes de casa. Os refrigeradores do Nova Geladeira Coelba, Doação foram escolhidos criteriosamente, são equipamentos de 252 litros, com Selo Procel de economia de energia e apresentam o menor consumo entre os equipamentos hoje disponíveis no mercado. (Ibahia)
Lula diz que ‘burocratas com a bunda na cadeira’ atrasam licenças para obras do PAC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva acusou o governo de São Paulo, administrado pelo PSDB, de atrasar a liberação de licenças ambientais para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) no Estado. Ao inaugurar, na sexta-feira (16), um conjunto habitacional em Diadema, região metropolitana de São Paulo, ele pediu que os prefeitos “partam para a briga” para conseguir a autorização para as obras. De acordo com o presidente, um burocrata “…que tá com a bunda na cadeira, com ar-condicionado, sentado, sem se preocupar como é que o povo está vivendo". (Folha Online)
Ciro Gomes diz ter sido “feito de bobo” com retirada de candidatura presidencial
Foto: Divulgação
O deputado federal Ciro Gomes (PSB) não vai mesmo se engajar na campanha nacional da candidata petista à Presidência da República, Dilma Rousseff. “Vou cuidar aqui da nossa paróquia, que é o que me apaixona hoje”, disse, referindo-se ao Ceará, onde o irmão dele, Cid Gomes (PSB), disputa a reeleição para governador. Coordenador político da campanha de Cid Gomes, Ciro afirmou não guardar mágoas e nem rancor. Mas que se sentiu “feito de bobo” com a forma como a pré-candidatura dele a presidente foi descartada e que, por isso, não tem a menor vontade de participar da sucessão presidencial. (Estadão)
Brasil deve criar mais 1 milhão de vagas formais este ano, diz Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem (16) que o Brasil deve criar mais um milhão de postos de trabalho formais até o fim do ano. De janeiro a junho, segundo dados do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), do Ministério do Trabalho, o país bateu recorde de criação de vagas para um primeiro semestre, com a abertura de 1,47 milhão de postos. Ao citar os efeitos da crise financeira em países como os Estados Unidos e a Alemanha, o presidente afirmou: “sabe quantos empregos nós geramos nos seis primeiros meses deste ano? 1,46 milhão novos empregos com carteira assinada (foram, na verdade, 1,47 milhão), enquanto o chamado mundo desenvolvido perdeu 16 milhões de postos. (G1)
Alto valor de terrenos prejudica programa habitacional em Salvador
O programa federal Minha Casa Minha Vida sofreu uma forte desaceleração na contratação de novos empreendimentos em Salvador no último trimestre, sobretudo em relação aos voltados para as famílias mais carentes. Cruzamento de dados feito pelo jornal A Tarde, a partir de informações do Ministério das Cidades, aponta que, das 10.958 novas unidades contratadas na Bahia no último trimestre, apenas 1.096 são em Salvador. Empresários do setor da construção queixam-se da falta de terrenos e dos altos preços das áreas disponíveis na capital, diferentemente de cidades do interior. ( A Tarde).
Fichas-sujas lançam parentes para não ficar fora da eleição
A aprovação do projeto Ficha Limpa fez surgir um novo personagem para as eleições de 2010: o candidato reserva. Com medo de ficarem fora da disputa, concorrentes ao pleito de outubro que podem ser barrados pela nova legislação lançaram parentes para disputar o mesmo cargo ao qual competem. A artimanha tem explicação: caso sejam realmente impedidos de se candidatar pela Justiça Eleitoral, entra em cena o filho, a mulher ou a irmã para tentar manter a herança política da família. Pesadelo de políticos encrencados com a Justiça, a Lei Ficha Limpa impede candidaturas de condenados em decisões colegiadas. Embora o Ministério Público Eleitoral (MPE) já tenha apresentado impugnação para conter os chamados fichas-sujas, a Justiça Eleitoral ainda não deu posição final sobre as representações. (Correio Braziliense)
Gasto do Planalto com publicidade supera limite legal
Os gastos com publicidade do governo Lula em 2010 já ultrapassaram, na administração direta, o limite previsto pela legislação eleitoral, informa a repórter Marta Salomon. De acordo com a interpretação que o próprio governo faz da regra, a diferença foi de pouco mais de R4 41milhões acima do teto. O valor já registrado excede em 12% a média das despesas com publicidade registradas nos três anos anteriores à eleição, segundo dados da Controladoria-Geral da União. O sistema não capta gastos das empresas estatais. A Secretaria de Comunicação da Presidência, que coordena a publicidade oficial, nega que o limite de gastos tenha sido superado, mas apresentou dados divergentes da contabilidade oficial lançada no Portal da Transparência. (O Estado de S. Paulo).