Câmara não aprova homenagem para secretário

Proposta pela vereadora Gerusa Sampaio (PDT), a honraria tinha a necessidade de 14 votos, mas só obteve 13.

Atualizada em às 17:35

Foto: Blog do Jair Onofre
 
Na manhã de hoje (16), a Câmara Municipal de Feira de Santana rejeitou a proposta de Cidadania Feirense para o advogado e chefe de gabinete do prefeito Milton Brito (foto), honraria proposta pela vereadora Gerusa Sampaio (PDT). Tendo a necessidade de 14 votos, a proposta obteve 13. Na votação houve uma abstenção que foi do vereador Marialvo Barreto (PT) e um voto contrário que foi do vereador Roberto Tourinho (PSB). Milton Brito que é de Serrinha, é advogado, membro da Academia Feirense de Letras e atualmente chefe de gabinete do prefeito Tarcízio Pimenta. Com esse resultado o Projeto de Resolução com teor idêntico só poderá ser apreciado novamente no próximo ano. Votaram a favor: Ailton Mô, Alcione Cedraz, Ribeiro, Roque Pereira, Sargento Joel, Tom, Zé Curuca, Gerusa Sampaio, Eremita Araújo, David Neto, Bastinho, Frei Cal e Ângelo Almeida. Cinco vereadores estiveram ausentes à sessão. Todos da bancada governista.(Blog do Jair Onofre). 

Paulo Souto apresenta projeto em Feira

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

O ex-governador da Bahia Paulo Souto, apresentou na tarde de hoje (15) na Associação Comercial de Feira de Santana, o Projeto Soluções – A Bahia como agente quer. Acompanharam o ex-governador, o ex-prefeito José Ronaldo de Carvalho; o candidato a vice governador na chapa de Paulo Souto, Nilo Coelho; o deputado Fernando Torres e o Prefeito Tarcizio Pimenta. Também participaram do encontro, empresários, lideranças políticas, entidades de classes e a sociedade civil organizada. Maiores informações no programa Acorda desta quinta-feira, das 05h:30 às 08h:00.

Comerciários do Iguatemi protestam carga horária 

Nesta quinta-feira (17), a partir das 08h30, os comerciários do Iguatemi fazem uma mobilização no estacionamento principal do shopping para tentar reverter a decisão de aumento da carga horária aos domingos.Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Cláudio Mota, há 20 anos a carga horária aos domingos é de 14h às 20h, e agora, o shopping quer modificar esse horário para 12h às 22h. Ainda de acordo com Cláudio, essa decisão é absurda. Ele ressaltou o problema da violência na cidade, principalmente aos domingos, além do fato da frota de ônibus ser reduzida nos finais de semana, o que faria com que os trabalhadores ficassem até muito tarde nos pontos. (Ibahia).

Expofeira 2010 em dois turnos

Foto: Secom

Procura de expositores supera estrutura do Parque de Exposição

A procura de criadores para expor seus animais na Expofeira 2010 superou a capacidade do Parque de Exposição João Martins da Silva. O espaço disponibiliza 1.100 baias e argolas, mas este ano mais de dois mil animais participam. O evento, que acontece entre os dias 5 e 12 de setembro, será realizado em duas etapas por conta do grande número de criadores interessados em participar da Expofeira. No dia 3 de setembro, os primeiros animais entram no Parque para ocupar as baias e argolas e serem pesados e, nos dias 5, 6 e 7 passam por julgamento na pista. No dia 8, os animais do primeiro turno saem do Parque para a entrada de novos animais. A pesagem do segundo turno acontece no dia 9 e o julgamento na pista, dias 10, 11 e 12 de setembro. Este acerto foi feito entre a Secretaria de Agricultura e Recursos Hídricos e representantes de associações de criadores.(Secom).

Reflexos positivos na economia

De acordo com o secretário de Agricultura, Ozeny Moraes, está será a primeira Expofeira da Bahia em dois turnos. "Espera-se a vinda de mais de dois mil animais ranqueados, com alta qualidade genética”, destacou . Ele informa ainda que a ampliação do número de animais expostos vai refletir de forma positiva na economia do evento, uma vez que haverá mais leilões, mais expositores e o público consumidor terá um maior atrativo. Estarão expostos os melhores exemplares das raças Nelore, Gir, Girolano, Sindi, Simental, Brhana, Búfalo, Guzerá, Mangalarga, Mangalarga Machador, Campolino, Pôneis, Pequira, Pampa, Boeh, Santa Inês, Anglo-nubiana e Dorper. Quanto à raça Dorper, a Secretaria de Agricultura e a Associação de Criadores de Caprinos e Bovino da Bahia (Accoba) estão trabalhando para fazer uma exposição nacional. Ozeny Moraes informou que a exposição nordestina já está garantida.

Médicos do Clériston ameaçam parar atividades

Os médicos cirurgiões e ortopedistas do Hospital Geral Clériston Andrade podem suspender as atividades a partir de amanhã (17). Através de uma correspondência, enviada ao programa Acorda Cidade, os profissionais reclamam das condições de trabalho e do valor pago pelas atividades desempenhadas. Os médicos “ estão há 4 anos sem reajuste salarial e sob condições de trabalho indgnas”, diz a nota. A Assessoria de Comunicação do Hospital informou que, apesar de ter recebido a mesma correspondência, ainda não foi comunicada oficialmente sobre a paralisação.  
 

Emec e São Matheus retomam atendimento pela Sulamérica

Foto: Divulgação

Os conveniados do Plano de Saúde Sulamérica voltaram a ser atendidos pelos Hospitais Emec e São Matheus, desde o dia 21 de maio. O atendimento havia sido suspenso em março deste ano. Na época, a Associação de Hospitais e Clínicas do Estado da Bahia ( ASHEB) divulgou uma nota relatando as dificuldades enfrentadas no gerenciamento das unidades particulares, tendo em vista o não reajuste das taxas pagas através do plano de saúde. De acordo com a ASHEB, a Sul América teve lucratividade de 8,7 bilhões de reais, durante os últimos seis anos, sem, no entanto, efetuar reajustes para as unidades hospitalares. 

Adiada votação de projeto que beneficia estudantes de cursos técnicos e EAD

Esperava-se que o projeto de lei que propõe a concessão de 50% de desconto na tarifa de ônibus urbano para estudantes de cursos técnicos e de EAD – ensino de nível superior à distância – em Feira de Santana fosse votado em segunda e última discussão na sessão desta quarta-feira (16) da Câmara Municipal. No entanto, a apresentação de uma emenda acabou provocando o adiamento da discussão.A emenda foi apresentada pelo vereador Ewerton Carneiro, que ocupa a liderança da bancada governista na Casa da Cidadania. Ele propõe que a medida entre em vigor em um prazo de 180 dias após a publicação da lei, pelo Poder Executivo.Originalmente, o projeto de autoria do vereador Marialvo Barreto, aprovado em primeira discussão por maioria do plenário, prevê que o benefício aos estudantes de cursos técnicos e de ensino à distância seja concedido imediatamente depois da publicação da lei.Agora, a emenda vai para a apreciação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal, a quem compete exarar parecer sobre a matéria, se ela deve ou não tramitar. Em caso afirmativo, o plenário deverá votá-la, adiando ou mantendo o imediatismo da vigência da medida. (Ascom/CMFS).

Movimento intenso no Galpão de Amendoim

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Considerado por muitos um “viagra natural”, o amendoim já está sendo comercializado em vários pontos da cidade. Segundo Rilsa Santos, presidente da Associação de Comerciantes e Vendedores do Galpão de Amendoim, na Queimadinha, “a procura já está boa e as vendas também”. Para a comerciante Lúcia Cerqueira, este é um período de aumentar os lucros. Lúcia tem quatro vendedores e paga a cada um 20% de comissão, conforme quantidade de amendoim vendida. Durante entrevista ao repórter Ed Santos, ela revelou que o segredo para garantir o sabor e a qualidade do produto, é “cozinhá-lo com bastante água e colocar limão”.

Nomeação na Secretária de Serviços Públicos

O prefeito Tarcízio Pimenta nomeou hoje (16), através de Decreto publicado no Jornal Folha do Estado, Eliaquim Bernardino da Silva Filho. Ele irá assumir as atribuições do cardo de Chefe da Divisão de Operações e Materiais, da Secretaria Municipal de Serviços Públicos. 

Festa de Santo Antônio

Foto: Andréa Trindade/Acorda Cidade

A equipe de organização da Festa Santo Antônio, considerou bastante positiva a participação de fies durante todo o Trezenário, realizado neste ano. Para Evandro do Espírito Santo, integrante da equipe, “este é o momento de agradecer”. Em entrevista, concedida ao programa Acorda Cidade, o religioso destacou a presença de várias romarias e o elevado número de pessoas que acompanharam e ajudaram durante toda a programação. De acordo com Evandro, os trabalhos realizados pelo frei Luiz Alberto, o “frei Beto”, foi muito importante, assim como o apoio do Frei José Monteiro Sobrinho e toda a imprensa, que divulgou amplamente as atividades realizadas.

Destaque Nacional: Bahia avança no combate à pobreza

Foto: Agecom

A Agência de Comunicação do Estado da Bahia (Agecom)  informou que a Bahia fechou o ano passado com bons resultados na área de inclusão social, graças às políticas públicas tocadas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes). “Conseguimos avanços que serão uma nova página na história da Bahia. Hoje somos o estado que mais combate a pobreza no Brasil”, afirmou a secretária Arany Santana. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a taxa de pobreza na Bahia passou de 49,5%, em 2006, para 44,3%, em 2009, o que representa uma redução de 5,2 pontos percentuais. A secretária destacou que esta conquista está relacionada aos resultados dos programas de inclusão social e às políticas de segurança alimentar e nutricional.

A Pesquisa

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad/IBGE/2004) mostrou que 50,2% dos baianos corriam o risco de não ter pelo menos três refeições diárias e 1,7 milhão de pessoas tinham a possibilidade de passar fome diariamente. Além disso, mais de 1,4 milhão de famílias, ou seja, metade da população baiana, precisavam do Bolsa Família para sobreviver. Entretanto, desde 2007, 140 mil famílias pobres foram incluídas no programa federal. Com um trabalho reconhecido nacionalmente, inclusive premiado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), a Bahia conseguiu avançar 62,7% no acompanhamento do Bolsa Família referente à saúde e 15% no acompanhamento sobre a educação. Isso significa a garantia de mais crianças vacinadas, gestantes fazendo pré-natal e mais crianças na escola.

Lei de Segurança Alimentar e Nutricional

Foto: Divulgação

Para combater o grau de insegurança alimentar alarmante no estado, o governador Jaques Wagner aprovou a Lei Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, cujo texto foi redigido pela Sedes, juntamente com a sociedade civil. A medida exige alimento em quantidade e qualidade suficientes para a população e obriga o governo a executar ações de fortalecimento da agricultura familiar, reforma agrária e demarcação de terras, a dar acesso à água de qualidade, alimentação escolar saudável, além de geração de trabalho e renda para as comunidades mais pobres. De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), Francisco Menezes, a Bahia vem sendo destaque entre os estados brasileiros, “em função das ações que vem desenvolvendo na articulação de políticas de combate à fome, a exemplo da ampliação da composição do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea)”.

Vetar rejuste para aposentados seria desgaste

Foto: Divulgação

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP), disse ontem (15) que, ao conversar com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, opinou que seria um desgaste desnecessário para o governo vetar o reajuste de 7,7% para aposentados e pensionistas e enviar outra medida provisória com um percentual menor de aumento. Desde janeiro, os aposentados e pensionistas recebem benefícios reajustados em 6,14%. Como o índice de 7,7% é retroativo, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, afirmou que a diferença será paga e a expectativa é que isso aconteça até agosto.Vaccarezza disse que os parlamentares não aprovariam um reajuste menor, porque, segundo ele, a votação da nova medida provisória ocorreria antes das eleições. “Se não tivesse condições de manter a responsabilidade fiscal, o presidente não teria mantido o reajuste e iríamos para um enfrentamento que seria desgastante. Deixei claro para o presidente que não temos condições de ter nenhuma votação abaixo de 7,7% no Congresso. Seria um equívoco”, afirmou.

Lula contraria recomendações

Foto: Divulgação

Apesar da decisão de Lula contrariar as recomendações da equipe econômica, que pediu o veto do reajuste aprovado no Congresso, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou que serão feitos cortes no Orçamento da União para que o reajuste não comprometa o equilíbrio fiscal. “Vamos garantir o equilíbrio fiscal, a solidez das contas públicas e a obtenção do superávit primário, portanto, a medida se equilibra com os cortes”, disse. Mantega disse que serão feitos cortes no valor de R$ 1,6 bilhão no custeio e também em emendas parlamentares. Questionado se os cortes nas emendas seriam uma retaliação aos parlamentares que aprovaram um percentual de reajuste maior do que os 6,14% propostos pelo governo, o ministro negou. “Se o Congresso fez essa opção, também se responsabiliza por ela, então todos dão sua contribuição e o Congresso dará sua contribuição”. Vacarezza participou até o início da tarde de uma reunião com o presidente Lula e integrantes da equipe econômica, quando o presidente decidiu sancionar o reajuste de 7,7%. O índice original proposto pelo governo foi de 6,14%  (Agência Brasil)

Aneel autoriza reajustes em tarifas de energia

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje a aplicação de reajuste médio de 3,96% às tarifas da Rio Grande Energia (RGE), distribuidora que atua em 262 municípios do Norte e Nordeste do Rio Grande do Sul. A empresa tem um total de 1,2 milhão de unidades de consumo. Para os consumidores de baixa tensão, como as residências, o reajuste aplicado será de 4,41%, enquanto as indústrias, que recebem energia em alta tensão, pagarão 3,41% a mais. As novas tarifas entrarão em vigor no dia 19 de junho.

Outro reajuste de tarifa aprovado

A diretoria da Aneel aprovou também reajustes de tarifas das distribuidoras Energia Minas Gerais e Energisa Nova Friburgo. Em ambos os casos, os novos valores começam a valer na próxima sexta-feira, dia 18. Para a Energisa Minas Gerais, a Aneel autorizou reajuste médio, para os clientes de baixa tensão, como as residências, de 8,29%. Já para as indústrias o aumento médio será de 9,07%. A distribuidora abastece 374 mil unidades consumidoras em 66 municípios do interior de Minas Gerais e dois do Rio de Janeiro. No caso da Energisa Nova Friburgo, as residências terão aumento médio de 1,02%. As indústrias, porém, terão redução média nas tarifas de 2,39%. A empresa atende 92 mil unidades de consumo no município de Nova Friburgo -RJ. (A tarde)

Deu no Blog da Feira: Minha história na Copa

O fã e os ídolos

O radialista Dilton Coutinho era repórter esportivo da Rádio Sociedade, quando cobriu a Copa do Mundo de 1982, e ele nos conta uma das histórias que viveu na Espanha.

“Eu estava no centro de imprensa da Copa e fui fazer algumas matérias, porque a gente tem que fazer umas entrevistas diferentes, aí fiz uma matéria com Pelé. Ele estava descendo no elevador e batemos de cara. Depois disso me empolguei, abri a porta em um dos andares, todas as emissoras estavam lá, inclusive a Rede Globo, que tinha alugado um andar inteiro. Quando abri a porta vi Léo Batista – que está aí até hoje, já velhinho, mas que ainda apresenta o Globo Esporte – e falei "Léo, poxa, sou seu fã!". E ele falou "ô rapaz, senta aí”.

Coutinho segue adiante: "Quando estávamos lá batendo um papo, chamam Léo para ele entrar no ar ao vivo e ele todo desarrumado, foi uma confusão! Depois só fiz pedir desculpa, porque atrapalhei. Mas ele é uma figura, um cara bastante educado, sensível e entendeu o assédio do fã. E com Pelé foi aquela coisa, tomei um susto. Sou fã do Zico e encontrei Pelé. Eu vi Zico jogando, vi Pelé já na reta final. Mas foi legal esse encontro no elevador. A gente chega lá com aquela humildade e de repente encontra Pelé. Mas ele foi sensível e fiz uma materinha legal com ele”. Orisa Gomes /Blog da Feira.

Na foto: Eu ao lado do radialista Dilson Barbosa

Inscrever-se
Notificar de
0 Comentários
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários