O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) negou provimento a "pedido de reconsideração" feito pelo prefeito Tarcízio Pimenta contra decisão do órgão, de multá-lo em R$ 15 mil, entre outras penalidades, por publicidade autopromocional. A informação é do vereador Roberto Tourinho, que falou sobre o assunto em discurso na sessão desta terça-feira (17) da Câmara. De posse da divulgação do ato no Diário Oficial do Estado, Tourinho informou que a negativa do TCM está relacionada a denúncia de sua autoria sobre a confecção de 10 mil boletins informativos, no ano passado, pelo Governo Municipal. Ele apontou como irregularidade a publicidade pessoal do prefeito, mas o TCM apurou também que houve superfaturamento na confecção do impresso, que teria custado R$ 6 milhões aos cofres públicos. O conselheiro relator Alfredo Rocha observa, na decisão, que o próprio gestor teria "confessado" o valor pago pelo boletim informativo governamental.
Vereador vê ‘apadrinhamento’ na contratação de artistas para a Micareta – O "apadrinhamento político" reinou, como nunca se viu antes, para a contratação de 90 cantores e bandas locais, pela Prefeitura, na Micareta deste ano. A declaração é do vereador Marialvo Barreto. Em discurso na Tribuna da Câmara, o petista disse que dois amigos dele inscreveram suas bandas na Prefeitura, para se apresentar na Micareta, mas "sem apadrinhamento político, ficaram de fora da relação". Marialvo acredita que dificilmente essas atrações contratadas vão receber seus cachês "porque quando o trem começa errado, vai todo errado até o final".
Zona rural: Prefeitura fará encascalhamento da estrada de Terra Dura – Serviço aguardado com grande expectativa pela comunidade, o encascalhamento da estrada da localidade de Terra Dura, distrito de Humildes, deverá ser realizado pelo Governo Municipal. A informação é do vereador Zé Curuca. Em pronunciamento na Tribuna da Câmara, o vereador, que representa politicamente o distrito, disse que o trecho que vai receber o benefício fica entre o Parque da Cidade e a Terra Dura.
Escola construída há três décadas pode deixar de funcionar na Conceição – Construída há mais de 30 anos, no governo do então prefeito Colbert Martins da Silva, a Escola Municipal Senhor do Bonfim pode deixar de funcionar, ao final deste ano letivo, na rua Marilândia, bairro Conceição. A possibilidade preocupa o vereador Frei Cal. A escola tem alunos na faixa etária de 4 a 6 anos de idade e, até o ano passado, funcionava nos turnos matutino e vespertino. Frei Cal disse que a unidade de ensino está prestes a ser fechada e a Prefeitura argumenta que é por conta da diminuição de alunos. No entanto, ele relata que as mães dos estudantes se queixam que o número de matrículas caiu em virtude da falta de merenda escolar, ocorrida no ano passado. O objetivo do Governo seria desativar a unidade ainda este ano. Segundo o vereador, as mães se mobilizaram, fizeram um abaixo-assinado e ameaçaram ir à imprensa. Por conta da pressão, o secretário de Educação, José Raimundo, se reuniu com elas e garantiu o funcionamento da escola até o final deste ano. Mas, o secretário disse o seguinte: no próximo ano o projeto do Governo Municipal é dar outra destinação ao espaço onde funciona a escola, caso o governo Tarcízio Pimenta continue?, reclamou Frei Cal.
Atraídos pelo lixo, animais estão invadindo condomínios no Parque Brasil – Moradores dos condomínios Nova Conceição e Residencial Conceição Ville, na região do bairro Conceição, não estão sendo atendidos pelos órgãos competentes, no que se refere à limpeza pública. Reclamações de moradores estão sendo levadas a público pelo vereador Luiz Augusto – Lulinha . Segundo ele, a comunidade denuncia que a falta de coleta de lixo e de um local apropriado para armazenar os resíduos vem atraindo animais para dentro dos conjuntos habitacionais, situados no bairro Parque Brasil. Lulinha afirmou que dispõe de fotos que mostram porcos e até cavalos comendo lixo, que ficam espalhados em grande quantidade em frente ao Condomínio Residencial Conceição Ville.