Dilton e Feito
Câmara autoriza Prefeitura a abrir crédito especial para combate à seca
O projeto de lei concedendo a autorização foi aprovado em primeira e segunda votações, nesta terça-feira (22)
A Prefeitura de Feira de Santana estará autorizada a abrir crédito especial da ordem de R$ 130 mil para investimento em ações de combate à estiagem prolongada que assola a zona rural de Feira de Santana. O projeto de lei concedendo a autorização foi aprovado em primeira e segunda votações, nesta terça-feira (22), por unanimidade, na Câmara Municipal. A matéria tramitou em regime de urgência. Uma sessão extraordinária foi convocada pelo presidente Ribeiro para que fosse viabilizada a segunda votação imediatamente. As medidas que devem ser adotadas são decorrentes de acordo firmado pela Coordenação de Defesa Civil do Município com o Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza.
Ribeiro apela a Zé Curuca por “apoio integral” a Tarcízio – O presidente da Câmara de Feira de Santana, Antônio Francisco Neto – Ribeiro, elogiou, nesta terça (22), a postura do seu colega vereador José Marques – Zé Curuca, que anunciou apoio à reeleição do prefeito Tarcízio Pimenta. “O senhor está com o dever cumprido com o ex-prefeito José Ronaldo. Todas as tarefas que ele lhe deu o senhor cumpriu”, afirmou, em discurso na Tribuna da Câmara. Momentos antes, Zé Curuca havia relatado os apoios que deu, nos últimos anos, para políticos indicados por Ronaldo – entre os quais os deputados Jairo Carneiro e Fernando de Fabinho e ao próprio Tarcízio. Ribeiro fez um apelo ao vereador: “eu espero que vossa excelência apoie o prefeito junto com os seus correligionários de forma integral”.
Motorista de táxi está com medo de pegar passageiro, afirma vereador – Motoristas de táxi em Feira de Santana se encontram com receio, atualmente, de pegar passageiros. A advertência é do vereador Sargento Joel. “Vários taxistas deixaram de pegar passageiros porque ficam como receio de ser um delinquente”, disse ele, em discurso na Câmara, nesta terça-feira (22). Ao apelar às autoridades por mais segurança, o vereador ressaltou que os motoristas de táxi estão sofrendo com os assaltos que acontecem rotineiramente na cidade de Feira de Santana. Lembrou que vários pais de família já foram mortos por ladrões: “a classe está vulnerável”.
Novo projeto deve contemplar apenas alunos de EAD com meia-passagem – Um projeto de lei propondo benefício da meia-passagem no transporte urbano para os estudantes dos cursos de Ensino à Distância (EAD), será apresentado à Câmara de Feira de Santana. A iniciativa é do vereador Justiniano França. Na segunda-feira (21), foi rejeitado por maioria dos votos, projeto de autoria do vereador Marialvo Barreto que contemplaria não apenas os alunos de EAD, mas também os que frequentam cursos técnicos e profissionalizantes. A vereadora Gerusa Sampaio disse que apoiará a proposta de Justiniano. “Não aprovamos o projeto do colega Marialvo pelo fato de que englobaria todos os cursos profissionalizantes”, disse ela. “A intenção foi ótima”, afirma Gerusa, mas alguns cursos profissionalizantes têm incentivo federal, vale-transporte da Casa do Trabalhador. “A tarifa ficaria muito mais alta e a comunidade pagaria a conta”, salienta. Segundo a vereadora, é preciso separar os cursos de EAD dos profissionalizantes, em um projeto dessa natureza. “Estamos viabilizando uma forma de conseguir, algo equilibrado, comedido, mas não da forma que foi elaborada”, observou, referindo-se a futura proposição de Justiniano.
Agentes da SMT retardam presença e trânsito para por 40 minutos, no centro, devido a acidente – Quarenta minutos, foi o tempo em que permaneceu o vereador Frei Cal, com seu automóvel parado nas proximidades do Hospital Emec, devido a um acidente de trânsito ocorrido com um ônibus da empresa Princesinha e um automóvel particular. Na opinião do vereador, esta é uma situação absurda para uma cidade que se diz desenvolvida. “Levar 30, 40 ou 50 minutos para resolver um pequeno problema de trânsito é um atraso. Isso não é desenvolvimento”, disse ele. Para o vereador, problemas dessa ordem ocorrem porque os prepostos da SMTT não aparecem rapidamente para resolver situações adversas. Frei Cal disse que a desorganização no trânsito de Feira de Santana e a fragilidade dos órgãos competentes “são frutos de uma cidade que não tem comando, que está sendo conduzida de qualquer forma”. Em discurso proferido na tribuna da Casa da Cidadania, ele cobrou uma atuação mais contundente da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para organizar o trânsito da cidade.
CEF recomendou suspensão de inscrições para o "Minha Casa", mas Tarcízio "atropelou" orientações, diz Angelo – O prefeito Tarcízio Pimenta não acolheu recomendação da Caixa Econômica Federal para que não fossem reabertas inscrições do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana. A informação é do vereador Angelo Almeida. Segundo o vereador, em discurso na sessão desta terça-feira (22) da Câmara Municipal, a CEF enviou três ofícios este ano ao Poder Executivo, com a recomendação. O mais recente documento é datado de 9 de maio. As informações foram obtidas pelo vereador em uma reunião que manteve com dirigentes da Caixa Econômica Federal, recentemente. Um representante da instituição, segundo ele, apresentou o fato no encontro, mas não entregou cópia dos ofícios para documentar.
Inscrever-se
0 Comentários
mais recentes