Divulgação
“Não existe nada mais odioso, repugnante e fedorento do que o Sincol. É um segmento cancerígeno, putrificado em Feira de Santana. Para mim, os empresários de transporte coletivo do município são caloteiros e picaretas. Eles deram um calote nesta cidade de mais de 600 mil reais, quando os antigos proprietários saíram de Feira de Santana e não pagaram os fornecedores”. O desabafo é do vereador Roberto Tourinho (PSB), em pronunciamento sobre a liminar concedida pela justiça ao Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano, contra a gratuidade para idosos a partir de 60 anos. Tourinho é um dos autores do projeto. O outro é o vereador Marialvo Barreto.
O desgaste do corregedor
O corregedor da Câmara Municipal, vereador Roque Pereira, está reclamando do desgaste da função. Ele disse que tem profissionais de imprensa que desmoralizando a corregedoria e anunciou que não vai mais "passar a mão na cabeça de ninguém". Segundo Roque, vereadores fazem denúncias vazias e até falam palavrão. "Não vou aceitar denúncia por ouvir dizer, pois temos de dar satisfação à sociedade", avisou. O que parece mesmo é que o corregedor não tem coragem de punir. Mas ele só vai ser valorizado quando fizer isso. Ou ele faz isso ou pode pegar o boné e sair de fininho.
De olho no cargo
"Eu não me candidatei, fui indicado", afirmou Roque Pereira, em entrevista ao repórter Ney Silva, sobre a sua ascenção ao cargo de corregedor da Câmara Municipal. É que até alguns vereadores tem criticado o trabalho do órgão. Na verdade, tinha era muita gente de olho no cargo.
A conta da prefeitura
Foto: Divulgação
No twitter, o secretário municipal de Comunicação Social, jornalista Edson Borges (foto), anuncia que está preparando o edital de licitação para escolher as agências de publicidade que vão trabalhar para o governo em 2010. Hoje, a cobiçada conta da prefeitura está com a Cidade Propaganda (Moacir Mansur), Mercado (Xico Melo) e Arte Capital (André Mascarenhas).
A APLB e a política
Foto: Divulgação
O diretor da APLB Feira, professor Germano Barreto (foto), admitiu que existem pessoas que vivem "camufladas atrás de partidos políticos" tentando entrar na entidade sindical, mas defende que "não pode misturar as coisas". Comentando declarações do secretário de Educação de São Paulo, Paulo Renato Souza, o sindicalista disse que concorda principalmente quando ele diz que o professor precisa se qualificar. É a APLB admitindo que é necessário melhorar a qualidade do ensino.
Chumbinho e ratos
O chumbinho não é veneno para específico para matar ratos. Segundo a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do município, Ely Carla Souza, trata-se de um pesticida agrícola. Ou seja, o combate aos roedores deve ser feito com orientação da Funasa – Fundação Nacional de Saúde ou por empresas de dedetização. O chumbinho mata um ou dois ratos, mas não é eficiente para grande quantidade. Vale lembrar que em Feira de Santana já foram registrados este ano 42 casos de intoxicação por ingestão do veneno, com nove mortes. A substância é vendida irregularmente, já que seu uso é proibido.
Estrada da Matinha
Foto: Divulgação
A Caixa Econômica Federal ainda não liberou os recursos para as obras da estrata da Matinha. Segundo o secretário municipal de Planejamento, Carlos Brito, a verba já está assegurada, mas está havendo problema na transferência. Brito disse que está otimista e acredita que no nos próximos 30 dias o dinheiro sai e imediatamente terá início a obra de pavimentação da estrada do distrito. Trata-se de uma antiga reivindicação dos moradores daquela comunidade.
Censura no rádio
Um passarinho cantou que em Conceição da Feira um repórter teve o programa de rádio suspenso por dois dias porque "chamou os vereadores à responsabilidade" de fiscalizar as ações do Poder Executivo. O que é isto? Será que vamos voltar aos tempos da censura?
Sesssão suspensa
A primeira sessão ordinária da Câmara Municipal da semana foi interrompida. A suspensão foi devido o falecimento da senhora Clotildes Cerqueira de Jesus, 86 anos, mãe do servidor André Valdir Cerqueira de Jesus. André é responsável pelo serviço de som da Casa Legislativa e muito querido por todos. O velório está acontecendo na capela do Hospital Dom Pedro de Alcântara, onde André está recebendo os cumprimentos de amigos, colegas de trabalho e vereadores. O sepultamento será às 16 horas.
Presentes ou representados
Foto: ACM
Na sessão solene de sexta-feira passada, quando a gestora da Coelba, Conceição Aranha, recebeu o Título de Cidadã Feirense e a Comenda Maria Quitéria, muitos prefeitos da região estavam presentes, assim como deputados. Lá estavam Jairo Carneiro, José Neto e Fernando Torres. E quem não foi, teve o cuidado de se fazer representar. Foi o caso de Colbert Martins, representado pelo ex-vereador Wilson Falcão, e Fernando de Fabinho, pelo pai, Fábio Cordeiro, ex-prefeito de Santa Bárbara.