Tomou posse hoje, pela manhã (15), o novo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Jurandir Vieira Santiago. A cerimônia aconteceu no Ministério da Fazenda, em Brasília (DF) e foi presidida pelo ministro Guido Mantega.
Durante a cerimônia de posse, o ministro Guido Mantega falou sobre a importância do BNB para as transformações que tem ocorrido no Nordeste do Brasil e parabenizou o ex-presidente Roberto Smith pelo aumento do volume de crédito disponível para a população nordestina. "O Nordeste vive um processo de desenvolvimento social e econômico, em que a população desfruta das melhorias do desenvolvimento. O emprego e o consumo aumentaram. Eu diria que o crescimento do Nordeste se aproxima mais do crescimento chinês do que do crescimento latino americano", afirmou. O volume de empréstimos do Banco do Nordeste em 2002 era de R$ 1,4 bilhão e no ano passado, o Banco emprestou R$ 21 bilhões. Portanto, multiplicou bastante o volume de empréstimo.
Em sua fala, Jurandir Santiago parabenizou Roberto Smith e os funcionários do Banco do Nordeste pelo volume de empréstimo realizado, nos últimos oito anos e afirmou que, para ele, ser presidente do BNB é um grande desafio, que enfrentará com determinação e trabalho. Ele concluiu agradecendo a confiança do ministro Guido Mantega por sua indicação. (Assessoria de Imprensa)