Depois de uma grande tempestade, um menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou: – Vovô!! Me explica como esta figueira, árvore frondosa e imensa, se quebrou,caiu com vento com a chuva, e este bambu tão fraco continua de pé? – Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento.
O bambu nos ensina várias coisas. A primeira verdade – e a mais importante – é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Ele se curva, é flexível… O bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um Bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Todos nós os precisamos aprofundar nossas raízes…. Outra lição: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasça outros a seu lado sabe que vai precisar deles. O bambu nos ensina olhar para o alto e não criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável.
Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subir. O bambu é oco, vazio… Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. E assim, olhando a natureza, o avô deu uma lição simples ao netinho. Que pode servir para todos nós…