Um dia um pai e sua família rica levou seu filho mais novo a uma viagem pelo país, com o firme propósito de mostrá-lo como as pessoas pobres vivem. Eles passaram um dia e uma noite num sítio de uma família muito pobre. Quando voltaram da viagem seu pai lhe perguntou:
Como foi a viagem, filho? Muito boa papai! Você viu como as pessoas pobres vivem? O pai lhe perguntou. Sim! Disse o filho.
E o que você aprendeu meu filho?
O filho respondeu: – “eu vi que nós temos um cachorro em casa e eles tem quatro. Nós temos uma piscina que alcança o meio do terreiro, eles tem um riacho que não tem fim. Nós temos abajures importados no jardim, eles tem as estrelas. Nosso terreno é do tamanho do quarteirão, eles tem todo o horizonte.”
Com o pai quase sem fala, a criança acrescentou:
“Papai, isso me mostrou como nós somos pobres!”
Não é verdade que tudo depende da maneira como olhamos as coisas? Se você tem amor, amigos, família, saúde, bom humor e uma atitude positiva em relação à vida, você tem tudo!
Você não pode comprar nenhuma dessas coisas. Você pode ter todas as posses materiais que puder imaginar, provisões para o futuro, etc.
Mas se você for pobre de espírito, você não tem nada!