A Assembleia Legislativa da Bahia realiza nesta quarta-feira (8), em sessão plenária que tem início às 15h, a eleição para a escolha do novo conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Disputam a indicação da Casa a ex-primeira-dama e enfermeira Aline Peixoto, favorita por ter o apoio do governo, e o ex-deputado estadual e pecuarista Tom Araújo, inscrito no pleito com o aval da oposição.
O vencedor precisa ter, no mínimo, 32 votos de um colégio eleitoral de 63 parlamentares. A votação é secreta, feita individualmente em cédulas de papel dentro de uma cabine reservada na lateral do plenário, ao lado da Mesa Diretora. Cada cédula terá os nomes dos dois postulantes. Se em três votações ninguém alcançar o patamar mínimo de votos, a Assembleia dever reabrir as inscrições para novos candidatos ao TCM.
Deputados da base do governo estimam que Aline, esposa do ex-governador e atual ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT), pode alcançar até 41 votos, no melhor dos cenários. Já a oposição aposta nas insatisfações provocadas pela candidatura da ex-primeira-dama, que acabou se transformando em um escândalo nacional – até o senador Jaques Wagner (PT) se colocou publicamente contra – e nas traições e no voto secreto para tentar virar o jogo.
Após o anúncio do resultado pelo presidente da Assembleia, Adolfo Menezes (PSD), que irá comandar a sessão depois de retornar das férias no exterior, o nome aprovado segue para avaliação do governador Jerônimo Rodrigues (PT). O cargo de conselheiro é vitalício, com salário de R$41 mil.
Fonte: Política Livre
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram