Dia do Artesão

Artesã conta como trabalho com as mãos apresenta beleza, foco, cura e empoderamento coletivo

Integrante de uma loja colaborativa que reúne mulheres empreendedoras, Denise participa com diversos produtos que ela mesma produz.

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Denise Guimarães | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Das mãos de uma artesã podem sair inúmeros produtos das mais variadas utilidades. É com o trabalho manual que esses artistas trazem vida, saúde e prosperidade para seus cotidianos. Com Denise Guimarães não é diferente. Há 25 anos, ela exerce a atividade como forma de autocuidado, geração de renda e coletividade. 

Para celebrar o Dia do Artesão, neste 19 de março, o Acorda Cidade conversou com a artista para entender mais sobre a sua trajetória dentro do mundo do artesanato. A data também celebra São José, santo carpinteiro, padroeiro dos artesãos. 

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Denise Guimarães | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Denise já passou por diversos tipos de artesanato. Começou como pintora em São Paulo, depois se mudou para Belo Horizonte e partiu para outras produções. Fez porcelanato e expôs em muitas feiras na capital mineira. De mudança para acompanhar seu esposo na Bahia, ela se reinventou e passou a trabalhar com pinturas de mandalas, telas, em vidros. Além de crochê, pontilhismo, confecção de chaveiros entre tantos outros produtos.

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foi no artesanato que ela encontrou força para se livrar da ansiedade e da depressão. Na arte, Denise encontrou cura para viver bem. Uma verdadeira terapia com as mãos. 

“O artesanato surgiu numa época em que eu estava me sentindo muito ansiosa, depressiva, e ele me mantém focada, me dá a paz, a tranquilidade de que eu precisava. A arte cura, acalma, porque ela te dá um foco, você fica ali olhando o que você está fazendo e você não se preocupa com mais nada. A concentração é muita”.

Além de artesã, Denise é micropigmentadora e empresária no ramo de vendas, áreas essas que ela afirma que também precisa de arte e do manejo das mãos para se ter um bom resultado. Na sua rotina de trabalho, ela sempre coloca a ‘alma artística’ em todas as suas funções. 

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Uma das integrantes da Casa Collab, loja colaborativa que reúne mulheres empreendedoras, em sua maioria artesãs, Denise participa com diversos produtos que ela mesma produz. O espaço, localizado na Avenida Noide Cerqueira, tem área de alimentação, vestuário, cosméticos e claro, vários gêneros do artesanato em madeira, mandala, pintura e vários utensílios.

“Na minha loja, tenho no pontilhismo, chaveiros, crochê, que eu gosto de fazer também, eu não sei ficar em casa sem estar fazendo um crochêzinho. Tenho pratinhos decorativos, tenho várias outras coisas. Acho super válido a mulher artesã que tem outro nicho de trabalho, que seja com alimentação, com costura, que ela mantenha a sua família. Isso é muito bom, tem muitas mulheres artesãs que sustentam suas famílias com artesanato”, ressaltou. 

Empreendedoras da Casa Collab - ft reprodução
Foto: Reprodução/Casa Collab

Foi graças à sua curiosidade e anseio por expandir sua produção de uma forma criativa, inovadora e colaborativa que ela conheceu a loja colaborativa e se juntou às 39 empreendedoras da rede. 

Além de ser fonte de renda, o artesanato para Denise é uma inspiração. Não há o que ela mais gosta de fazer, porque tudo importa. Principalmente, a coletividade e o empoderamento que existe de mulher para mulher dentro da iniciativa. 

“Eu também gosto de estar olhando o trabalho dos outros, de empoderar outras mulheres a fazer, a ir para frente nesse ramo, que é muito bom e muito prazeroso”. 

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Entre tantas outras demandas do dia-a-dia, à noite é o melhor momento para ela produzir. Para ela, os finais de semana também são importantes para criar com tranquilidade. 

“À noite faço crochê, ligo a televisão, mas nem vejo, fico sentadinha lá, só fazendo o meu crochê. E nos finais de semanas, no sábado e no domingo, é que eu sento para pintar realmente ou quando não tenho nada para fazer durante a tarde”, contou. 

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na rede colaborativa, além dos artesanatos feitos por Denise, é posível encontrar produtos para todos os gostos e bolsos com qualidade. São uns, mais bonitos que os outros. Cada peça feita à mão é de uma delicadeza que aguça os olhos e transcende a alma. Para além das peças, o artesanato tem arte, tem dedicação, foco, disposição e criatividade. É preciso uma entrega do artista, o que, Denise explicou muito bem.

produtos artesanais ft Ed Santos acorda cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A arte para mim foi uma coisa libertadora, me libertou de um pânico, de uma ansiedade que eu tinha, isso que eu digo da arte.  Ela para mim é tudo, em todo meu trabalho tem arte, que além de fazer as peças de artesanato em madeira, tela e crochê, eu também sou designer, então a arte também está em um esculpir uma sobrancelha. Um feliz dia do artesão para todos que têm isso como sua fonte de renda, ou como eu, para curar a mente e o corpo”.

Com informações de Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários