Feira de Santana

Após queda de parte de estrutura do telhado, Igreja Senhor dos Passos passará por reforma emergencial 

A Paróquia Senhor dos Passos também criou providências para garantir a segurança dos fiéis, com a interdição de pontos internos e externos da igreja.

Igreja Senhor dos Passos
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Patrimônio arquitetônico tombado pelo Estado da Bahia e considerado como um dos principais pontos de beleza de Feira de Santana, a Igreja Senhor Passos, passará por uma reforma emergencial devido a queda na última semana de pináculos (parte da estrutura do telhado).

A Igreja, que surgiu à princípio como uma capela, levou 58 anos, entre 1921 e 1979, para ter a construção finalizada, depois de passar por várias etapas de edificação. A estrutura, neogótica, foi comprometida na última quinta-feira (11) e receberá uma requalificação através do Governo do Estado, junto ao Ipac (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia).

O Acorda Cidade conversou com o pároco da Igreja Senhor dos Passos, o Pe. Júlio Santa Bárbara, que deu detalhes sobre o processo de descoberta dos problemas na estrutura, além de destacar a história do monumento que está no coração da cidade.

Caminhada do Perdão
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A Igreja Senhor dos Passos, como muitos já sabem, se trata de uma pequena capela que nasceu aqui na cidade de Feira de Santana, mas só que depois ela foi crescendo. Essa capela foi demolida e depois de um tempo começou a construção da Igreja Senhor dos Passos. A sua pedra fundamental é de 1921, e em 1929, nós tivemos a primeira missa e essa igreja só foi entregue ao público, ao povo em 1936. Depois disso, ela foi passando por diversas reformas até chegar a um ponto, depois dos anos 50, início de 60, até um pouco mais, aí chega um pouco a conclusão dessa construção. Então, significa que é uma construção de muitos anos, de muitas etapas. A igreja é um patrimônio cultural tombado pelo Estado da Bahia, pelo Ipac, que é o Instituto Artístico Cultural do Estado da Bahia e com isso, se constitui um patrimônio histórico, então significa que não somente a arquidiocese, ela é responsável por aquele patrimônio, não somente a paróquia com o seu pároco, mas também o Estado. Então, o Estado entra conosco com a Arquidiocese de Feira de Santana nessa empreitada de custodiar o próprio patrimônio que é a igreja”, falou.

A queda do pináculo

Parte da estrutura que caiu na Igreja Senhor dos Passos na última semana acendeu o alerta à administração da paróquia em solicitar uma avaliação ao Governo do Estado para prevenir acidentes futuros.

Igreja Senhor dos Passos
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

O Padre Júlio Santa Bárbara ainda contou que no momento do incidente, uma funcionária da paróquia estava próximo ao local, mas felizmente, não se feriu.

“Na última quinta-feira, dia 11, caiu um pináculo, já tinha acontecido com outro, mas agora, recente, caiu outro pináculo da igreja e, com isso, nós começamos todo um trabalho de alerta, de busca de parcerias e pedimos a uma vistoria. Ainda não se deu efetivamente essa vistoria, mas pedimos a um profissional nosso que fizesse uma vistoria, detectamos que muitos outros pináculos estão comprometidos, outras estruturas também ligadas estão comprometidas. Isso fez com que a gente acionasse mais a outras pessoas, acionássemos o Ipac e, agora sim, já recebemos hoje na paróquia técnicos, engenheiros ligados a Conder e ao Ipac para essa vistoria. Uma primeira parte já foi feita, amanhã segue uma segunda parte em busca dessa vistoria para que seja feito um relatório e esse relatório será entregue ao Ipac para a partir daí, as providências cabíveis serem tomadas. Houve só o desabamento, é importante registrar que até por conta de precaução da igreja, da administração da igreja, esses pináculos já estavam seguros com cabo de aço, então, diante disso, esse cabo de aço segurou esse pináculo e só se desprendeu uma parte dele, essas várias pedras caíram, tinha uma funcionária nossa próxima e ela se assustou bastante, mas não houve nada mais do que isso, não houve ferimento e graças a Deus esse pináculo estava seguro com esse cabo de aço e logo no sábado pela manhã, com cuidado, a gente conseguiu até retirar essa peça”, relatou.

Igreja Senhor dos Passos
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Intervenções

Além da vistoria que acontece nesta semana para a reforma, a Paróquia Senhor dos Passos também criou providências para garantir a segurança dos fiéis, com a interdição de pontos internos e externos da igreja.

“Tendo ciência do perigo desse pináculo, todas as medidas tomadas vão nessa direção, de preocupação com a segurança já que são várias laterais. Nós já interditamos todas as laterais, ali tem a garagem dos padres, nós interditamos essa garagem, tem o acesso à secretaria por uma das laterais, também já bloqueamos, temos outro acesso que dá para os banheiros, nós também interditamos, o que é bem complicado não oferecer banheiros, mas é melhor fechar esses banheiros do que deixar que essas pessoas fiquem transitando em uma área que de repente um pináculo desse pode vir também a cair”, destacou o Pároco.

Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

Considerando a relevância da Igreja Senhos Passos e como patrimônio da Bahia, o Pe. Júlio Santa Bárbara reforçou ainda a importância de um templo como esse para a na história do município.

“É uma importância sem igual. Primeiro esse reconhecimento de que nós precisamos guardar a memória, então, nos templos, nos prédios históricos tombados, nós temos a memória de uma gente, a memória de um povo, é a memória do nosso povo feirense e região. Neste templo, em particular, temos uma memória, nós temos uma história. Muitas pessoas por ali passaram e passam. É uma igreja que está no coração da cidade, por isso a gente diz sempre ‘Senhor dos Passos, a cidade te ama e te acolhe’. E nesse sentido, julgamos que é importante envidar esforços para salvar, guardar o patrimônio”, finalizou.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Inscrever-se
Notificar de
1 Comentário
mais recentes
mais antigos Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários