Aliada do governador Rui Costa (PT) na Assembleia Legislativa (Alba), a deputada estadual Olívia Santana (PCdoB) criticou o retorno das aulas presencias na Bahia. Para a comunista, a retomada das atividades escolares poderiam esperar uma melhora no quadro da pandemia da Covid-19.
“A suspensão das aulas foi um mal necessário para evitar a transmissão do vírus e salvar vidas, embora isso nos cause uma tragédia educacional. Eu considero que as aulas só deveriam ser retomadas, a partir de setembro, com a elevação da cobertura vacinal”, disse a deputada.
“Nós não temos hoje nem 20% da população baiana e brasileira com as duas doses. Nossos patamares de contaminação e mortalidade baixaram em relação ao que foi a explosão de casos que houve na segunda onda, mas eles são ainda superiores ao que eram na primeira onda, quando houve a decisão de suspender as aulas. Acredito que as decisões dos governantes deveriam levar em conta as avaliações e projeções científicas, justificou Olívia.
Os alunos do Ensino Médio da rede estadual de ensino iniciaram nesta segunda-feira as aulas no modelo semipresencial. Para o Ensino Fundamental, o começo das aulas híbridas será no dia 9 de agosto e, até esta data, os estudantes continuam com as atividades remotas. (Com informações do site Bahia.ba)