O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), nomeou como novo diretor-adjunto da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alessandro Moretti. Com isso, Saulo Moura da Cunha, foi exonerado do cargo.
Ambas as decisões foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (3). A Abin consiste no principal órgão responsável pela inteligência do Brasil. Essa medida acontece dias após o presidente do país transferir a Agência para a Casa Civil, pasta comandada por Rui Costa, ministro-chefe da Casa Civil.
Segundo apurado pelo colunista do g1, Octavio Guedes, a ‘nova’ Abin terá como objetivo monitorar e identificar grupos extremistas nas redes sociais para se antecipar a ataques à democracia, como ocorridos em 8 de janeiro.
À época, a Abin avisou as autoridades horas depois que os invasores chegaram ao Congresso Nacional, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto. No governo anterior, a Abin teve como diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Alexandre Ramagem, por exemplo. Ele é amigo da família Bolsonaro.
Fonte: g1
Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram