Foto: Divulgação
Um passarinho curioso quer saber em que pé está o projeto que torna corrupção crime hediondo. Muito bem lembrado, já que estamos entrando em ano eleitoral e algumas medidas para coibir a ação dos corruptos viriam em boa hora. Uma das mudanças previstas na lei é a ampliação de dois para quatro anos a pena mínima para os criminosos. E ainda é pouco.
Sem festa
Foto: Divulgação
O ano ainda nem começou e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente já demonstrou que não dará trégua em 2010. O secretário Antônio Carlos Coelho determinou a interdição, por tempo indeterminado, do espaço de eventos Mega Fest. A casa de shows terá que se adequar às condições de acústica estabelecidas e até lá não poderá realizar qualquer evento.
Nova diocese
Já está pronto o projeto que prevê a criação de uma nova diocese na Bahia. Para viabilizar a proposta, católicos de dez municípios do Recôncavo baiano estão se mobilizando. A sede da diocese deverá ser em Cruz das Almas. Atualmente, cidades da região estão vinculadas à Arquidiocese de Salvador.
Golpe no comércio
Os efeitos do golpe da pirâmide no município de Maragogipe foram devastadores para o comércio da cidade, no período das festas de fim de ano. Ao contrário do que geralmente ocorre, o movimento caiu e as lojas amargaram prejuízos. Para se ter uma idéia, a polícia calcula que 22 mil pessoas foram envolvidas no golpe da falsa cooperativa, mais da metade dos 42.079 habitantes, de acordo com dados do IBGE de 2007.
Abaixo da expectativa
Foto: Divulgação
Apesar da força da mídia e da real necessidade de reduzir o elevado défitcit habitacional, o programa Minha Casa, Minha Vida não alcançou a meta prevista pelo governo. Lançado em 25 de março de 2009 com a expectativa de chegar ao final do ano com 400 mil unidades contratadas, o programa viabilizou 229,9 mil moradias, o que representa pouco mais de 22%. Esse desempenho está bem distante da proposta de atingir 40% de um milhão de casas no primeiro ano.